Estádios e ginásios podem ter que contar com UTI móvel em grandes eventos — Rádio Senado

Estádios e ginásios podem ter que contar com UTI móvel em grandes eventos

LOC: ESTÁDIOS E GINÁSIOS PODEM SER OBRIGADOS A TER UMA UTI MÓVEL NOS EVENTOS COM MAIS DE DEZ MIL TORCEDORES. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A proposta modifica o Estatuto do Torcedor, que tornou obrigatória, em 2003, a presença de um médico, dois enfermeiros e uma ambulância para cada dez mil torcedores em eventos esportivos, para que pelo menos uma das ambulâncias seja uma UTI móvel. As ambulâncias terrestres são classificadas em quatro tipos – a mais simples, para transporte de passageiros que não apresentam risco de vida – e a mais completa, a UTI móvel, que conta com os mesmos equipamentos encontrados em uma Unidade de Terapia Intensiva tradicional para suporte de vida de pacientes de alto risco. Na avaliação do autor, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, uma ambulância simples não está equipada para prestar o atendimento adequado a casos graves; e a obrigação deve ser dos organizadores do evento, e não do Estado. 

(Humberto Costa) Que isso não seja uma obrigação do poder público. O SAMU, por exemplo, que atende a situações de emergências pré-hospitalares ele não pode deixar uma viatura parada em um evento. Os clubes, as federações sejam obrigados a ter UTIs móveis a partir da contratação do privado, isso ai sem dúvida é uma necessidade. (Repórter) O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, elogiou a proposta e o relatório do senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia. 

(Inácio Arruda) Importante iniciativa do nosso colega senador sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor que recebeu relatório do senador Walter Pinheiro devidamente preocupado com as questões relativas à violência nos estádios e na violência dos torcedores, apresentou voto pela aprovação do projeto de lei, que eu acompanho. (Repórter) O projeto vai ser analisado agora pela Comissão de Assuntos Sociais de onde, se for aprovado, segue para a Câmara dos Deputados. 

LOC: A COMISSÃO APROVOU TAMBÉM DOIS PEDIDOS PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, PROPÔS AMPLIAR DEBATE SOBRE A "ECONOMIA CRIATIVA" PARA ALÉM DAS DEMANDAS DA COPA DO MUNDO DE 2014. 

LOC: JÁ OS SENADORES CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS, E ARMANDO MONTEIRO, DO PTB DE PERNAMBUCO, PEDIRAM UMA SEGUNDA AUDIÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO ÚNICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
15/05/2012, 01h39 - ATUALIZADO EM 15/05/2012, 01h39
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00