Proposta permite que morador peça adaptações em imóveis na planta — Rádio Senado

Proposta permite que morador peça adaptações em imóveis na planta

LOC: QUEM COMPRA UM IMÓVEL NA PLANTA DEVE TER O DIREITO DE SOLICITAR ALTERAÇÕES QUE FACILITEM A VIDA DE QUEM TEM A MOBILIDADE REDUZIDA. 

LOC: É O QUE DEFENDE A SENADORA ANA RITA, DO PT DO ESPÍRITO SANTO, AUTORA DE PROJETO DE LEI NESSE SENTIDO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Adaptar um imóvel já construído é muito mais caro e complicado do que alterar uma casa ou apartamento ainda na planta. Partindo dessa constatação, a senadora do PT do Espírito Santo, Ana Rita apresentou um projeto de lei que assegura ao comprador de imóvel na planta a possibilidade de pedir adaptações que facilitem a vida do morador com deficiência ou com mobilidade reduzida. A senadora explicou algumas dessas alterações que fazem grande diferença na vida das pessoas. 

(ANA RITA): São adaptações simples, porta mais largas, vaso um pouco mais elevado, pia mais baixa, ou seja, para que uma pessoa que é cadeirante, por exemplo, tenha facilidade para usar. Então, de acordo com as normas da ABNT garantir que a acessibilidade seja feita e garantir que o morador tenha uma melhor qualidade de vida e possa viver com mais mobilidade e facilidade. 

(REP): A proposta, que será analisada primeiro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, proíbe ao construtor cobrar qualquer valor a mais para a realização das adaptações.
14/05/2012, 12h43 - ATUALIZADO EM 14/05/2012, 12h43
Duração de áudio: 01:09
Ao vivo
00:0000:00