CDH discute cotas para negros e discriminação racial — Rádio Senado

CDH discute cotas para negros e discriminação racial

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA AS COTAS PARA NEGROS E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL. 

LOC: A DECISÃO UNÂNIME DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM ADMITIR A CONSTITUCIONALIDADE DAS COTAS PARA INGRESSO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FOI ELOGIADA PELOS PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os senadores da Comissão de Direitos Humanos ouviram vários representantes de movimentos em defesa dos negros. Elói Ferreira de Araújo, da Fundação Palmares, considera que a decisão do Supremo Tribunal Federal representa uma continuidade da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil em 13 de maio de 1888. 

(ELÓI): A mais alta corte disse sim. Disse sim à nação, à população negra de nosso país. Vai que agora tenhamos então o artigo segundo da Lei Áurea. É declara extinta desde essa data a escravidão no Brasil. Que é o artigo primeiro. Já que não tivemos o artigo segundo, coube ao STF escrever o artigo segundo. Os negros e negras têm direito ao acesso à universidade brasileira de forma especial. 

(REP): Já o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães lembrou que apesar de uma lei determinar uma cota para as mulheres candidatas a cargo eletivo, as urnas não refletiram essa proporcionalidade, continuando o domínio masculino nos parlamentos. Por isso ele lançou a ideia de se pensar em cotas não apenas para candidatos, mas para os cargos. O presidente da CDH, Paulo Paim, senador do PT gaúcho, destacou a ousadia da proposta, e disse que para que ideias assim passem pelo Congresso Nacional, só mesmo com muita pressão da sociedade. 

(PAIM): só um grande movimento social poderá fazer com que esse quadro mude, senão como ele disse, daqui a um século vamos estar lamentando a não-presença de mais parlamentares nesse senado, câmara ou mesmo executivo, comprometidos, enfim, filhos da comunidade negra. 

(REP): Os participantes da audiência pública ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma prévia do documentário Abdias: Raça e Luta. O programa, que será exibido neste domingo, 13 de maio, às 21 horas na TV Senado, conta a trajetória do ex-senador, artista, professor e militante dos direitos negros Abdias Nascimento. Da rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: O DOCUMENTÁRIO "ABDIAS: RAÇA E LUTA", SERÁ REPRISADO NOS DIAS 19 E 20 E ESTARÁ DISPONÍVEL NA INTERNET A PARTIR DO DIA 21 DE MAIO. 

LOC: E OS SENADORES DA CDH APROVARAM UM CONVITE PARA O EX-DIRETOR DO DOPS, CLÁUDIO GUERRA, E OS JORNALISTAS MARCELO NETTO E ROGÉRIO MEDEIROS, PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA. 

LOC: ELES SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO LIVRO "MEMÓRIAS DE UMA GUERRA SUJA", COM DEPOIMENTOS DO EX-DIRETOR DO DOPS A RESPEITO, POR EXEMPLO, DA ESTRATÉGIA UTILIZADA PELO REGIME MILITAR PARA SUMIR COM OS CORPOS DE OPOSITORES. LOC: NO LIVRO, CLÁUDIO GUERRA AFIRMOU TAMBÉM QUE PARTICIPOU DE UMA TENTATIVA DE ASSASINATO DE LEONEL BRIZOLA, QUE SERIA ATRIBUÍDA A FIDEL CASTRO.
10/05/2012, 01h33 - ATUALIZADO EM 10/05/2012, 01h33
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00