Brasil deve investir em segurança e conforto nos aeroportos, diz Vicentinho — Rádio Senado

Brasil deve investir em segurança e conforto nos aeroportos, diz Vicentinho

LOC: O BRASIL DEVE INVESTIR EM SEGURANÇA E CONFORTO NOS AEROPORTOS E MODERNIZAR A LEGISLAÇÃO SOBRE O TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL.  

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA PELO SENADOR VICENTINHO ALVES, DO PR DO TOCANTINS, PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE AVIAÇÃO CIVIL, QUE APRESENTOU UM BALANÇO PRELIMINAR SOBRE OS TRABALHOS DA SUBCOMISSÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: O senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, apresentou um balanço preliminar sobre os trabalhos da Subcomissão Temporária de Aviação Civil e apontou os principais problemas e as possíveis soluções apresentadas para o setor durante os debates. Em oito audiências públicas, os senadores discutiram com autoridades, especialistas, profissionais e empresários temas como a segurança e prevenção de acidentes, a expansão da aviação regional, a recente concessão dos terminais de Brasília, Campinas e Guarulhos para a iniciativa privada e o crescimento das companhias de baixo custo. Também analisaram as medidas adotadas para tentar desafogar os aeroportos, garantir o conforto dos passageiros e preparar o país para receber os visitantes de eventos internacionais. Os dados oficiais revelam que o número de passageiros tem crescido em média quase 20 por cento ao ano. Em 2011, os aeroportos brasileiros registraram o desembarque de quase 80 milhões de pessoas. Vicentinho justificou que a aviação civil é fundamental para garantir o crescimento econômico do país e pediu a valorização dos profissionais e mais investimentos em infraestrutura e segurança. Vicentinho Alves também defendeu uma nova legislação para o transporte aéreo no Brasil. 

(Vicentinho) Uma atividade econômica extremamente moderna e dinâmica mas que conta com um marco regulatório anacrônico. O código brasileiro de aeronáutica, por exemplo, é de 1986, em vigor há mais de 25 anos. De lá para cá houve uma verdadeira transformação no setor da aviação civil sem uma política pública que assegure desenvolvimento da aviação civil. 

(REP) O senador afirmou que no início do segundo semestre a subcomissão deve analisar o relatório final com as sugestões para melhorar a aviação comercial no País.
10/05/2012, 01h20 - ATUALIZADO EM 10/05/2012, 01h20
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00