Ministro de Ciência e Tecnologia detalha plano de trabalho até 2015 — Rádio Senado

Ministro de Ciência e Tecnologia detalha plano de trabalho até 2015

LOC: O MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MARCO ANTÔNIO RAUPP, APRESENTOU AOS SENADORES OS PRINCIPAIS PONTOS DA ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A ÁREA DE 2012 A 2015. 

LOC: ELE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO ACOMPANHOU O DEBATE E TEM AS INFORMAÇÕES. 

(REPÓRTER) A estratégia nacional de Ciência e Tecnologia reafirma o papel da inovação no desenvolvimento sustentável do País. Para isso, apontou o ministro Marco Antônio Raupp, é preciso fortalecer a geração de conhecimento científico e tecnológico, a formação profissional e a competitividade da indústria nacional. O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação explicou que o Brasil hoje ocupa a 13ª posição no mundo em geração de conhecimento científico, mas que essa produção está quase completamente centrada nas universidades públicas. O plano prevê incentivos para a participação de empresas na inovação, com investimento privado em ciência e tecnologia. Marco Raupp defendeu o uso de recursos do pré-sal em educação científica, mas disse que é preciso pensar em outras fontes de financiamento a curto prazo. 

(MARCO ANTÔNIO RAUPP) Quando se trata dos royalties do petróleo, é a oportunidade ímpar que o país terá para sanar o seu alto déficit educacional. Não existe Ciência e Tecnologia sem educação elementar, sem educação básica, e educação em todos os níveis. O País terá que investir, terá que executar aí um grande mutirão pela melhoria da qualidade da educação fundamental e da educação média. Só assim o sistema de Ciência e Tecnologia terá sustentabilidade. 

(REPÓRTER) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou que o investimento em Ciência e Tecnologia deve ser constante para evitar gargalos no futuro. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) Nós precisamos garantir recursos significativos pro desenvolvimento científico e tecnológico, e na produção de inovação, senão daqui a cinco, dez anos, nós estaremos diante desse mesmo problema. E isso, é claro, tem a ver com a formação de recursos humanos, tem a ver com os desembaraços da lei de inovação. 

(REPÓRTER) Marco Raupp disse ainda que um dos pontos prioritários para o governo é ampliar o projeto piloto da Embrapi, a Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial, criada em 2011 nos moldes da Embrapa, dos três centros tecnológicos atuais para 30 centros.
09/05/2012, 01h19 - ATUALIZADO EM 09/05/2012, 01h19
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00