Comissão mista deve votar até o final do mês MP que altera a caderneta — Rádio Senado

Comissão mista deve votar até o final do mês MP que altera a caderneta

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA 567 QUE MUDA OS RENDIMENTOS DA POUPANÇA DEVERÁ SER VOTADA PELA COMISSÃO ESPECIAL ATÉ O FINAL DO MÊS. 

LOC: A BASE ALIADA VAI MANTER O PROJETO ORIGINAL DA EQUIPE ECONÔMICA. MAS A OPOSIÇÃO QUER GARANTIR A CORREÇÃO ANTIGA PARA AS CADERNETAS COM MAIS DE DOIS ANOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A Comissão Especial da Medida Provisória, que modifica os rendimentos da poupança, já foi instalada. Pela proposta, a correção das novas cadernetas e dos novos depósitos será feita com base na taxa básica de juros, a chamada Selic. O presidente do colegiado, senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, disse que pela importância, o projeto deverá ser votado até o final do mês pela Comissão. O relator, deputado Henrique Fontana, do PT do Rio Grande do Sul, disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai explicar as mudanças numa audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Econômicos. Segundo o líder do PT, senador Walter Pinheiro, da Bahia, a medida provisória deverá ser aprovada na versão encaminhada pelo Palácio do Planalto. 

(Walter Pinheiro) A proposta nossa é tentar trabalhar como ela veio.Óbvio que isso não exclui as conversas que já iniciamos, por isso, que propusemos a vinda do ministro Guido Mantega aqui para ver quais as variações que poderia sinalizar sempre no sentido de colaborar. Mas a ideia inicial é a manutenção do texto como veio no original da medida provisória. 

(Repórter) Mas o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo, de Pernambuco, disse que o partido vai tentar fazer com que todas as poupanças com mais de dois anos sejam corrigidas pela regra antiga, que é o índice de 6,17% mais a Taxa Referencial ao ano. 

(Bruno Araújo) A gente tem a visão de que as poupanças de longo prazo, que tenham mais de dois anos de aplicação, tenham os devidos rendimentos garantidos conforme desde a época do Imperador Dom Pedro I. De modo que é uma medida no sentido de atenuar as perdas de grande parte dos milhões de brasileiros com essa mexida da presidente Dilma. (Repórter) O Democratas é o único partido que anunciou voto contrário como explica o deputado Rodrigo Maia do Rio de Janeiro. 

(Rodrigo Maia) Somos contra a forma que está sendo tratada. Ela está tratando o pequeno poupador de uma forma igual ao grande poupador. O pequeno poupador que há anos confiou na poupança no momento em que poderia ter ganhos reais, porque nos últimos anos teve prejuízos.  

(Repórter) O governo mudou as regras de correção das cadernetas para evitar que os grandes investidores corram para a poupança, isenta do Imposto de Renda, diante do cenário de redução dos juros.
09/05/2012, 09h31 - ATUALIZADO EM 09/05/2012, 09h31
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00