Aviação de baixo custo deve se tornar tendência no Brasil, dizem especialistas — Rádio Senado

Aviação de baixo custo deve se tornar tendência no Brasil, dizem especialistas

LOC: A AVIAÇÃO DE BAIXO CUSTO DEVE SE TORNAR UMA TENDÊNCIA NO PAÍS. ESTA FOI UMA DAS CONCLUSÕES DOS PARTICIPANTES DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL TERÇA FERIA. 

LOC: PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA, REPRESENTANTES DA ANAC, DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E DO SINDICATO DAS EMPRESAS AEROVIÁRIAS. 

TÉC: O Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da ANAC, Ricardo Bisinotto afirmou durante a audiência que o grande crescimento da aviação comercial no País a partir de 2005 deverá levar o Brasil a aderir uma tendência de modelo de companhias aéreas de baixo custo, que oferecem baixas tarifas eliminando custos de serviços tradicionais oferecidos aos passageiros. Esse conceito teve origem nos Estados Unidos e desde os anos 90 é popular na Europa. Ricardo também falou sobre os desafios do setor, como necessidade urgente de melhorar o acesso a informações aos passageiros e de proteger seus interesses. O superintendente da Anac lembrou também a importância de se rever a legislação do setor. O presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, anunciou que pretende apresentar nesta quinta feira ao ministro da Secretaria de Aviação Civil, da Presidência da República, o relatório parcial do colegiado, com os principais pontos levantados durante essas audiências e com sugestões para solucioná-los. Uma delas, a de melhorar o quadro de pessoal da Anac, Agência Nacional de Aviação civil.

(Vicentinho) Precisamos que o governo federal urgentemente promova concurso público, com pessoas qualificadas para......que nós tenhamos uma anac efetivamente qualificada e funcionando a altura, na segurança de vôos, nos aeroportos. 

(REPÓRTER) O senador afirmou que no início do segundo semestre o colegiado deve concluir o relatório final com as sugestões para melhorar a aviação comercial no País.
08/05/2012, 12h55 - ATUALIZADO EM 08/05/2012, 12h55
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00