Ampliação do Minha Casa Minha Vida deve ser votada na próxima terça-feira — Rádio Senado

Ampliação do Minha Casa Minha Vida deve ser votada na próxima terça-feira

LOC: AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA" DEVE SER VOTADA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA EM PLENÁRIO. 

LOC: SAIBA MAIS SOBRE ESSE E OUTROS DESTAQUES DA PAUTA DO SENADO NA REPORTAGEM DE NILO BAIRROS:  

(REPÓRTER) Os senadores precisam votar duas medidas provisórias para liberar a pauta do plenário. Só depois disso é que projetos como a Lei Geral da Copa, uma das prioridades do governo, devem ser votados. E a primeira emepê em pauta é a 552, que traz dois assuntos bem diferentes um do outro. A emepê prorroga até dezembro a isenção de tributos sobre a importação de massas e farinha de trigo e, ao mesmo tempo, amplia o limite para benefício tributário sobre incorporações imobiliárias do programa Minha Casa, Minha Vida. O relator da matéria, senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, admite que a primeira parte da emepê impõe prejuízos à indústria nacional de alimentos, mas explica que ela é importante para manter o preço do pão e outros itens da cesta básica. Para Gim Argello, a segunda parte da emepê é a mais importante, porque trata do principal programa habitacional do país. O texto aumenta de 75 para 85 mil reais o limite do valor do imóvel de interesse social, que recebe benefícios tributários do Programa Minha Casa, Minha Vida. Além de aquecer ainda mais o setor da construção civil, Gim Argello acredita que a ampliação desse limite ajuda a população mais pobre a comprar a casa própria: 

(Gim Argelo) Estamos aumentando o teto para que pessoas mais humildes possam adquirir esses imóveis, um imóvel de melhor qualidade, mas acima disso ainda: um imóvel com mais desconto. Isso é muito bom para o programa minha casa minha vida, que vai investir mais de 100 milhões de dólares até 2014. Quer dizer, acho que isso é o maior tópico da medida provisória, sem esquecer que também estamos ajudando a desonerar a linha de alimentos na área do trigo. 

(REPÓRTER) Também deve ser votada na terça ou na quarta-feira a emepê 553, que concede crédito extraordinário no valor de 533 milhões de reais a três ministérios, o da Defesa, o da Ciência, Tecnologia e Inovação; e o da Integração Nacional. O dinheiro deve ser usado para fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil, Sindec.
04/05/2012, 06h36 - ATUALIZADO EM 04/05/2012, 06h36
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00