Entorno do DF poderá receber recursos extras com criação de Fundo — Rádio Senado

Entorno do DF poderá receber recursos extras com criação de Fundo

LOC: O ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL, ÁREA QUE REÚNE MUNICÍPIOS DOS ESTADOS DE GOIÁS E MINAS GERAIS VIZINHOS À CAPITAL FEDERAL, PODERÁ RECEBER RECURSOS EXTRAS POR MEIO DE UM FUNDO.  

LOC: A IDEIA DO PROJETO QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO É ASSEGURAR UM MÍNIMO DE INVESTIMENTOS NA REGIÃO, QUE ABRIGA HOJE CIDADES CONSIDERADAS ENTRE AS MAIS VIOLENTAS DO PAÍS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) O fundo foi proposto pelo então senador Marconi Perillo, hoje governador de Goiás. Os recursos viriam do governo federal e também dos orçamentos dos estados e cidades do entorno, além do próprio DF. Para o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, o fundo é indispensável para a região. 

(RODRIGO ROLLEMBERG): O que estamos tratando é de uma enorme região metropolitana, com enormes diferenças sociais em relação ao Distrito Federal e com uma carência quase absoluta de serviços públicos na área de educação, saúde e segurança. 

(REPÓRTER): A senadora Lúcia Vânia, do PSDB goiano, relatora do projeto na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, lembrou o que acontece quando o poder público se omite. 

(LÚCIA VÂNIA): Sua precariedade tem consequências perversas, sendo que é crítica a situação do Entorno na área de segurança pública. Alguns municípios dessa área estariam entre os mais violentos do Brasil no que diz respeito a assassinatos e tentativas de homicídios. 

(REPÓRTER): O Entorno é formado por 3 municípios mineiros e 19 goianos. Além da CDR, o fundo passará por votação na Comissão de Assuntos Econômicos.
03/05/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 03/05/2012, 01h17
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00