Sancionado novo regime de previdência complementar para servidor — Rádio Senado

Sancionado novo regime de previdência complementar para servidor

LOC: O GOVERNO SANCIONOU A LEI QUE CRIA O NOVO REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO FEDERAL. 

LOC: PELA PROPOSTA APROVADA NO CONGRESSO NACIONAL, O TETO DA APOSENTADORIA PARA OS NOVOS SERVIDORES PASSA A SER O MESMO DA INICIATIVA PRIVADA, CERCA DE TRÊS MIL E NOVECENTOS REAIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(REPÓRTER) A partir de agora, quem entrar no serviço público, em vez de contribuir com 11% do salário bruto, pagará o mesmo percentual, mas sobre o teto do INSS, que hoje é de 3.916 reais. O servidor que quiser ter uma aposentadoria maior terá que contribuir para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. A lei estabelece a criação de três fundos de pensão - para os servidores do poder executivo, do legislativo e do judiciário. Os funcionários antigos terão prazo de até dois anos para optar pelo novo regime de previdência. Para o relator da matéria no Senado Federal, José Pimentel, do PT do Ceará, o projeto é justo e importante para garantir o equilíbrio nas contas públicas, além de igualar a aposentadoria de todos os trabalhadores. 

(JOSÉ PIMENTEL) esse projeto traz regras semelhantes para todos os brasileiros, sejam eles da iniciativa privada, que são os assalariados, sejam autônomos, sejam empresários, sejam os servidores civis da União. Todos eles têm a mesma regra

(REPÓRTER) A Lei sancionada prevê a criação do fundo de pensão de cada um dos poderes no prazo de até 180 dias.
02/05/2012, 01h12 - ATUALIZADO EM 02/05/2012, 01h12
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00