Falha humana é principal causa de acidentes com aviões experimentais, diz Anac — Rádio Senado

Falha humana é principal causa de acidentes com aviões experimentais, diz Anac

LOC: AS FALHAS HUMANAS SÃO O PRINCIPAL CAUSADOR DE ACIDENTES NA AVIAÇÃO EXPERIMENTAL, VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO AMADORA DE PEQUENOS AVIÕES.
 
LOC: A INFORMAÇÃO FOI DADA PELA ANAC, DURANTE A REUNIÃO DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL, NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA. JÁ OS EMPRESÁRIOS DO SETOR RECLAMARAM DA FALTA DE APOIO DO GOVERNO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) De acordo com a Agência Nacional de Avião Civil acontecem em média, por ano, no Brasil, cinquenta acidentes com pequenos aviões. O representante da ANAC, Nelson Nagmne, disse que a maior preocupação do órgão regulador é com a segurança.

(Nelson Magnme) É um grande volume de aeronaves e pilotos a serem fiscalizados pelo órgão regulador, outro fato é que é uma regulação muito rígida que só encare a atividade e o outro fato que a gente tem que lidar na aviação experimental é que o erro humano é o fator contribuinte mais freqüente nos acidentes. 

(Repórter) O presidente da Associação Brasileira de Aviação Experimental, ABRAEX, Humberto Silveira, reclamou que não há apoio do governo para o setor. Ele sugeriu medidas para desenvolver a indústria de construção amadora de aeronaves. Entre elas está a contagem das horas de voo experimental na obtenção do certificado de piloto comercial e também a redução dos impostos cobrados nas compras de kits para os aviões.
 
(Humberto Silveira) Se você comprar algo pela internet de um fornecedor será tributado em 60 por cento sobre os custos mais o frete, o que é um absurdo, visto que os produtos para uso aeronáuticos são tributados com alíquotas muito inferiores.
 
(Repórter) O presidente da Subcomissão de Aviação Civil, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, lembrou que ao final dos trabalhos o colegiado vai propor melhorias para a aviação experimental.
 
(Vicentinho Alves) O futuro da aviação experimental no Brasil precisa ser revisto com muita atenção, de maneira que seja promovido os meios indispensáveis ao seu contínuo desenvolvimento, bem como se faz necessário aproximar os órgãos responsáveis pela fiscalização e regulação da aviação do Brasil com as entidades que representam a aviação experimental, pois se faz urgente atender as novas necessidades do crescimento do setor.
 
(Repórter) O Brasil é o terceiro país em número de aviões amadores construídos ou em construção. Só perde para Estados Unidos e França.
02/05/2012, 06h50 - ATUALIZADO EM 02/05/2012, 06h50
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