CE discute medidas que devem garantir a segurança durante a Copa — Rádio Senado

CE discute medidas que devem garantir a segurança durante a Copa

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO VOLTOU A DISCUTIR NESTA QUARTA-FEIRA AS MEDIDAS QUE VÃO SER ADOTADAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DURANTE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013 E A COPA DO MUNDO DE 2014. 

LOC: A RELATORA, SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, MANIFESTOU PREOCUPAÇÃO COM A POSSIBILIDADE DE LIBERAÇÃO DA VENDA DE BEBIDA ALCÓOLICA NOS ESTÁDIOS. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): O projeto de Lei da Copa segue acordo firmado pelo Brasil junto à FIFA. Um dos pontos mais polêmicos do texto aprovado na Câmara dos Deputados é a liberação de bebida alcoólica nos estádios, o que vai de encontro ao Estatuto do Torcedor, que proibiu a venda. O Procurador de Justiça de Minas Gerais, José Antônio Baeta Cançado, destacou que o álcool estimula a agressividade decorrente da rivalidade no futebol: (José Antônio) dizer que ah, no exterior há venda da bebida alcoólica, aqui afirmo perante essa comissão, não é verdade, tanto é que tivemos agora o principal jogo de grande repercussão como o final da Uefa não houve comercialização de bebidas alcoólicas, foi terminantemente proibido. 

(REPÓRTER) O general Rubens Peixoto Alexandre, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, explicou que haverá um Centro de Inteligência Nacional situado em Brasília coordenando todas as ações, e Centros de Inteligência Regionais em cada um dos estados que sediarão as partidas de futebol (Rubens): O trabalho de inteligência é uma atividade permanente e tudo está sendo preparado, organizado para que seja um trabalho que atenda a necessidade de segurança dos eventos, eles estão sob a coordenação do ministério da justiça com contato com o ministério da defesa e outros atores, e nós, gsi e abin, basicamente a inteligência. (REP) A senadora Ana Amélia ressaltou que o projeto da lei geral da Copa deixou a questão da bebida alcoólica em aberto: 

(ANA AMÉLIA): gera um vazio jurídico na legislação geral, jogando para os estados a responsabilidade sobre esse tema. É nesse particular é que temos que avaliar o que vai ser feito. A lei vale ou não vale? 

(REPÓRTER) A Lei Geral da Copa será votada em três comissões do Senado: Educação, Assuntos Econômicos e Constituição e Justiça. Depois, seguirá para análise do Plenário. Em março, o ministro dos esportes Aldo Rebelo esteve no senado e defendeu a liberação de bebida nos estádios.
02/05/2012, 01h47 - ATUALIZADO EM 02/05/2012, 01h47
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00