CDH debate tempo estimado para trabalhador afastado por doença voltar à ativa — Rádio Senado

CDH debate tempo estimado para trabalhador afastado por doença voltar à ativa

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO DEBATEU HOJE O TEMPO ESTIMADO PARA A RECUPERAÇÃO DO TRABALHADOR EM CASO DE DOENÇA, A CHAMADA ALTA PROGRAMADA. 

LOC: A IDEIA DO MECANISMO, QUE ESTÁ ABERTO A SUGESTÕES DA SOCIEDADE NA INTERNET, É EVITAR LONGAS ESPERAS POR PERÍCIA MÉDICA. MAS, A ALTA PROGRAMADA FOI QUESTIONADA POR MÉDICOS E PELA CUT. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: De acordo com a tabela, organizada por um grupo de trabalho do INSS, uma pessoa com Tuberculose poderia voltar ao trabalho, automaticamente, após 30 dias. Já alguém com lesão por esmagamento no pescoço não se encaixaria na alta programada, devendo passar por uma perícia médica. Para o médico do trabalho Rogério Dornelles, a consulta pública não pode ser levada a sério. Ele questionou como alguém chegou à conclusão de que bastam, por exemplo, 3 meses para uma pessoa com Guillan 

(Guilham) Barré restabelecer sua capacidade funcional. (ROGÉRIO): é mais ou menos como um curto-circuito nos nervos. ela faz com que os neurônios fiquem isolados uns dos outros. ela leva 18 meses pra poder dizer que uma pessoa começa a recuperar, sem contar que às vezes são 3 meses em CTI. 

(REP): O presidente do INSS, Mauro Hauschild, disse que em todos os casos de alta programada é possível fazer o pedido de extensão do prazo. A consulta pública foi uma forma de lançar o debate sobre o mecanismo, que ele considera fundamental. 

(MAURO): é fundamental que encontremos alguns mecanismos de padronização do processo. não é padronização da perícia ou eletronização da perícia. é padronização do processo 

(REP): O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, contestou, entretanto, a alta programada, tendo sido autor de um projeto de leI contra o dispositivo (PAIM): quem tem que dar alta é o perito. se o perito não der a alta não tem como o computador dar alta para o cidadão. A minha experiência na fábrica era que o computador dá alta, ele volta pra fábrica, o médico da fábrica não aceita ele naquelas condições. ele fica sem receber da fábrica e da Previdência. 

(REP): A Associação Nacional dos Magístrados da justiça do trabalho, e a Central Única dos Trabalhadores, se manifestaram contra a alta programada. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: O INSS ESTÁ REALIZANDO UMA CONSULTA PÚBLICA NA PÁGINA DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA NA INTERNET: WWW.PREVIDENCIA.GOV.BR.  

LOC: HOJE SERIA O ÚLTIMO DIA PARA O ENVIO DE SUGESTÕES, CRÍTICAS OU RECLAMAÇÕES AO TEXTO, MAS O INSS RESOLVEU PRORROGAR O PRAZO PARA A MANIFESTAÇÃO DA SOCIEDADE.
26/04/2012, 01h39 - ATUALIZADO EM 26/04/2012, 01h39
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00