Empresários de táxi aéreo pedem redução de impostos sobre gasolina — Rádio Senado

Empresários de táxi aéreo pedem redução de impostos sobre gasolina

LOC: EMPRESÁRIOS DE TÁXI AÉREO COBRAM A REDUÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE A GASOLINA DE AVIAÇÃO, ASSIM COMO FOI FEITO COM O QUEROSENE USADO PARA ABASTECER AERONAVES DE GRANDE PORTE.  

LOC: O SETOR FOI OUVIDO EM AUDIÊNCIA DA SUBCOMISSÃO DA AVIAÇÃO CIVIL, VINCULADA À COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO, NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O táxi aéreo, transporte feito por aviões mono e bimotores, jatos executivos e helicópteros, chega a 3370 dos mais de 5 mil e 500 municípios brasileiros, enquanto as linhas aéreas regulares cobrem cerca de 140 cidades. Mesmo assim, lamenta o representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Rogério Teixeira Coimbra, a sociedade vê o táxi aéreo como um serviço de luxo. 

(Rogério Teixeira Coimbra) Muitas vezes a gente brinca que o setor é visto como quem transporta os milionários do ponto A para o ponto B e é muito mais que isso. Toda operação de plataforma de petróleo, muita operação em linhas de transmissão de energia é feita com empresa de táxi aéreo. Qualquer custo a mais colocado sobre essa indústria é um custo que é repassado, de certa forma, à nossa cadeia logística. 

(Repórter) O presidente da subcomissão da aviação civil, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, lembrou que em muitas regiões, sobretudo na Amazônica, o táxi aéreo é único meio de acesso e é responsável pelo transporte de pessoas, alimentos e remédios. 

(Vicentinho Alves) Apesar de sua relevância, os táxis aéreos parecem relegados a um segundo plano pelas autoridades aeronáuticas brasileiras, pois é imprescindível que haja uma melhoria no atendimento de aeronaves e passageiros, que seja garantida a segurança dos sítios aeroportuários e principalmente, que seja revista a atual legislação, ou mesmo criada uma nova. 

(Repórter) Milton Arantes Costa, presidente da associação Brasileira de Táxis Aéreos, relatou que o cenário hoje é de desânimo, e que as pequenas empresas precisam de incentivo e regras específicas para crescer. 

(Milton Arantes Costa) A legislação é a mesma, praticamente a mesma, de uma legislação que rege a TAM, a Gol. Aí vocês podem até pensar assim: mas o que está pedindo não é necessário para a segurança de vôo? Na maioria sim. Mas também existe uma carga burocrática desnecessária. 

(Repórter) Os empresários cobraram a desoneração da folha de pagamento e da gasolina de aviação, usada em aviões mono e bimotores, além da realização de concurso público na Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, que hoje não consideram em condições de fiscalizar e regular o setor. 

LOC: O SENADOR FLEXA RIBEIRO, DO PSDB DO PARÁ, FOI ELEITO NESTA TERÇA VICE-PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO DA AVIAÇÃO CIVIL.
24/04/2012, 01h08 - ATUALIZADO EM 24/04/2012, 01h08
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00