CPMI faz audiência pública em Recife — Rádio Senado

CPMI faz audiência pública em Recife

LOC: A CPI MISTA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VISITA PERNAMBUCO NESTA SEGUNDA-FEIRA. OS PARLAMENTARES SE REUNIRAM COM O PREFEITO DE RECIFE E O GOVERNADOR DO ESTADO NESTA MANHÃ. 

LOC: DE TARDE OS DEPUTADOS E SENADORES PROMOVEM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM REPRESENTANTES DO PODER JUDICIÁRIO, DO GOVERNO ESTADUAL E DO FORUM DE MULHERES DE PERNAMBUCO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: De acordo com a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, relatora da CPMI, Pernambuco ocupava o primeiro lugar no ranking da violência contra a mulher há doze anos. Hoje o estado deixou essa triste liderança, mas ainda há muito o que fazer. As oito da manhã os parlamentares receberam do Fórum de Mulheres de Pernambuco documentos sobre a situação do atendimento à mulher vítima de violência no estado; quais são de fato as dificuldades, os principais gargalos. A CPMI se reuniu ao longo da manhã com o prefeito João da Costa, com o governador Eduardo Campos, e com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Jovaldo Nunes Gomes. A senadora Ana Rita diz que recebeu informações importantes para a elaboração do relatório, como por exemplo, a deficiência no registro e encaminhamento das queixas das mulheres que sofreram algum tipo de violência. 

(ANA RITA): Na verdade essa é uma realidade na maioria das cidades que a gente conhece. A CPMI já está identificando isso e comprovando isso. De que as delegacias só funcionam de segunda a sexta e não funcionam no final de semana e não funcionam à noite. E são justamente nesses horários que ocorrem as violências. Então é um desafio que precisa ser superado. Precisa repensar a forma de atendimento das delegacias especializadas.

(REP): Agora a tarde os deputados e senadores da CPI participam de audiencia pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Entre os convidados para o debate "Enfrentando a violência contra a mulher", estão Aguinaldo Fenelon de Barros – Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Maria Tereza Paes de Sá Machado – Juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de PE, Marta Maria de Brito Alves Freire – Defensora Pública do Estado de Pernambuco, Wilson Salles Damázio – Secretário de Defesa Social, Cristina Maria Buarque – Secretária da Mulher de Pernambuco e Silvia Camurça – Representante do Fórum de Mulheres de PE.
16/04/2012, 01h57 - ATUALIZADO EM 16/04/2012, 01h57
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00