Sarney diz que vai instalar CPMI tão logo receba requerimento de criação — Rádio Senado

Sarney diz que vai instalar CPMI tão logo receba requerimento de criação

LOC: PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL GARANTE QUE VAI INSTALAR IMEDIATAMENTE A CPMI DESTINADA A INVESTIGAR OS NEGÓCIOS DE CARLINHOS CACHOEIRA COM AUTORIDADES.

LOC: E OPOSIÇÃO REIVINDICA UM CARGO DE COMANDO NA COMISSÃO. MAS PARTIDOS ALIADOS ALEGAM QUE O CRITÉRIO USADO SERÁ O TAMANHO DAS BANCADAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(REPÓRTER) O líder do PT, senador Walter Pinheiro, espera protocolar até terça-feira o requerimento da CPMI destinada a investigar as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com autoridades e com empresas que têm contratos com o Poder Público. Para que a comissão seja instalada são necessárias 27 assinaturas de senadores e de 171 deputados. O colegiado será composto por 15 senadores, 15 deputados e igual número de suplentes. A Secretaria Geral da Mesa já divulgou as vagas que cada partido terá de acordo com o tamanho das bancadas. Por esse critério, a presidência da CPMI caberá ao PMDB do Senado, e a relatoria ao PT da Câmara. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, espera que a oposição possa ter um cargo no comando na CPMI. 

(ALVARO DIAS) A investigação numa CPI é prerrogativa essencial da minoria em qualquer parlamento em qualquer democracia do mundo. É óbvio que devemos ter instrumentos. Se nós instalamos uma CPI amordaçamos a oposição, perdemos credibilidade e destruímos o que resta de conceito da instituição parlamentar. Estamos fazendo um apelo aos dois presidentes do Senado e da Câmara para que nos ajudem a compartilhar o comando da CPI, ou seja, dividir responsabilidades. 

(REPÓRTER) O presidente do Senado, José Sarney, avisou que assim que receber o requerimento de criação da CPMI determinará a contagem das assinaturas para a instalação imediata da comissão. Ele afirmou que a questão da distribuição dos cargos deverá ser resolvida pelas lideranças partidárias. 

(JOSÉ SARNEY) Meu sentimento sempre foi o de que a democracia é constituída pelo governo composto pela maioria, mas como diria os franceses pelo espírito das minorias. Mas essa é uma questão a ser decidida pelos líderes. Eu como presidente não tenho poderes para decidir.  

(REPÓRTER) A CPMI terá o prazo de 180 dias para investigar as denúncias envolvendo o empresário Carlinhos Cachoeira.
13/04/2012, 04h01 - ATUALIZADO EM 13/04/2012, 04h01
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00