Novo ministro detalha plano de trabalho na CRA — Rádio Senado

Novo ministro detalha plano de trabalho na CRA

LOC: O NOVO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, PEPE VARGAS, PARTICIPOU DE AUDIENCIA PÚBLICA NO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: ELE DISCUTIU O PLANO DE TRABALHO DE SUA PASTA COM OS SENADORES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE ANA ABEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O ministro Pepe Vargas, que assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário em março, falou sobre o seu plano de trabalho à frente do Ministério. O presidente da comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, destacou a importância das atividades do Ministério para a erradicação da pobreza no país. 

(Acir Gurgacz) O Ministério do Desenvolvimento Agrário está pilotando muitas ações estratégicas no desenvolvimento do País, principalmente no que diz respeito à erradicação da pobreza, que é objetivo do programa Brasil Sem Miséria, bem como na inclusão social de milhares de acampados, de assentados e de agricultores que ainda se encontram à margem do processo produtivo. Uma dessas ações é exatamente a regularização fundiária. 

(REPÓRTER) o presidente da comissão destacou a importância do programa Terra Legal para a região Amazônica, onde a falta de documentação tem relação com o desmatamento e aos conflitos pela posse da terra. O ministro Pepe Vargas disse que o sua pasta têm a intenção de valorizar o papel da agricultura familiar no contexto geral da economia brasileira. 

(Pepe Vargas) desenvolver um conjunto de políticas públicas que permitam o fortalecimento da agricultura familiar, dentro do projeto de desenvolvimento econômico sustentável do nosso País. Nós não temos a menor dúvida do extraordinário papel que a agricultura familiar já cumpre e pode vir a cumprir ainda mais dentro desse processo de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade no nosso País.

(REPÓRTER) Pepe Vargas também falou sobre as atividade emergenciais do ministério para socorrer os produtores atingidos por calamidades naturais, como as secas na região sul e nordeste e o excesso de chuvas na região norte. Segundo dados do Ministério, oitenta e quatro por cento das propriedades rurais cadastradas no INCRA são da agricultura familiar. Um dos maiores desafios do MDA é ajudar os pequenos produtores a deixar a agricultura de subsistência para entrar no mercado, por meio de iniciativas como o programa nacional de agricultura familiar, o programa de merenda escolar e transferência de tecnologia.
12/04/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 12/04/2012, 01h17
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00