Humberto Costa vai relatar processo contra Demóstenes — Rádio Senado

Humberto Costa vai relatar processo contra Demóstenes

LOC: HUMBERTO COSTA SERÁ O RELATOR DO PROCESSO CONTRA DEMÓSTENES TORRES NO CONSELHO DE ÉTICA.  

LOC: O PARLAMENTAR ACUSADO DE ENVOLVIMENTO COM O CONTRAVENTOR CARLINHOS CACHOEIRA DISSE QUE VAI COMPROVAR SUA INOCÊNCIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A escolha do relator do processo que vai investigar o senador Demóstenes Torres de Goiás foi feita por meio de sorteio no Conselho de Ética. Somente o sexto senador convocado, Humberto Costa do PT de Pernambuco, aceitou a missão. Lobão Filho do PMDB do Maranhão, Gim Argello do PTB do Distrito Federal, Ciro Nogueira do PP do Piauí, Romero Jucá do PMDB de Roraima e Renan Calheiros do PMDB de Alagoas declinaram da relatoria do processo. Humberto Costa afirmou que vai solicitar ao Ministério Público Federal uma cópia do inquérito que investiga o empresário Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar a máfia de jogos ilegais no estado de Goiás. O petista declarou que pretende ouvir o senador Demóstenes. 

(Humberto) A minha preocupação é fazer um processo absolutamente justo e imparcial e que dê à sociedade brasileira e ao Senado Federal as respostas que lhe estão sendo cobradas. Uma das primeiras iniciativas que pretendemos fazer é procurar o relator do processo no Supremo Tribunal Federal para pedir o acesso aos documentos sigilosos que compõem esse processo. 

REP: O senador Demóstenes Torres compareceu à reunião do Conselho de Ética nesta quinta-feira para pedir que o colegiado elegesse um presidente, já que o senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, ocupava o cargo interinamente. Demóstenes alertou que essa omissão do Conselho poderia invalidar o processo. Mas avisou que não se valeria dessa falha para tentar anular o andamento da representação. Demóstenes Torres avisou que além de apresentar sua defesa por escrito no prazo estabelecido de dez dias úteis, ele estará à disposição dos colegas para responder às perguntas pessoalmente. 

(Demóstenes) Aqui eu quero me defender no mérito. Eu quero provar a minha inocência no mérito. Até agora não tive oportunidade de me defender. E o foro competente é esse. Eu o farei e provarei que sou inocente. REP: Após a definição do relator, os senadores do Conselho de Ética elegeram, por unanimidade, o senador Antônio Carlos Valadares, presidente do Conselho de Ética. Ele assume a vaga deixada pelo senador João Alberto, do PMDB do Maranhão, que se licenciou do mandato parlamentar em setembro do ano passado para assumir a assessoria de programas especiais da Casa Civil do estado do Maranhão.
12/04/2012, 01h26 - ATUALIZADO EM 12/04/2012, 01h26
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00