Frente Mista da Gestão Pública será lançada no dia 15 de maio — Rádio Senado

Frente Mista da Gestão Pública será lançada no dia 15 de maio

LOC: A FRENTE MISTA DA GESTÃO PÚBLICA VAI PROMOVER SEU LANÇAMENTO E UM SEMINÁRIO NO DIA 15 DE MAIO PARA COMEÇAR A COLHER SUGESTÕES DA SOCIEDADE. 

LOC: A DATA FOI ACERTADA NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, NA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO DO GRUPO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Transformar a administração pública, considerada ineficiente, cara e burocrática, em uma entidade competitiva requer mudanças estruturais na gestão tanto de dinheiro como de pessoal. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública, que pretende inserir o Congresso Nacional em um debate antes protagonizado pelo Executivo e pelo Judiciário. A frente vai contar com 27 coordenadores estaduais, um representando cada estado, e nove coordenadores nacionais, para debater eixos temáticos: educação; saúde; segurança; obras; transportes; reforma de Estado; assuntos federativos; inovação e tecnologia; e profissionalização e meritocracia. Foi o que explicou o presidente do grupo, deputado Luiz Pitiman, do PMDB do Distrito Federal. 

(Luiz Pitiman) Podermos realmente normatizar e criar legislação específica para toda a questão da gestão pública. Hoje nós temos problemas gravíssimos na área de saúde, temos problemas gravíssimos na área de educação no País, e temos alguns estados com experiências muito boas na área de educação, na área de saúde. Nós vamos buscar essas experiências muito boas e tentar levar a onde tem essas dificuldades. E a população irá sentir, sim, lá na ponta. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que vai coordenar as ações na área de Educação, acredita que a mudança mais urgente a ser implementada é na formação dos administradores. 

(Cristovam Buarque) Primeira coisa que eu tenho defendido é a criação de escola para gestores da educação. Eu defendo que criemos até 200 escolas dessas espalhadas pelo País, onde professores e não professores estudariam como fazer a gestão escolar. Segundo passo é que na hora de escolher o diretor de uma escola, a gente utilize o critério de eleição pelos professores, pelos pais, pelos servidores, mas que só possa ser candidato a diretor de escola quem tiver o diploma dessa escola de gestão. 

(Repórter) Outro ponto importante, de acordo com o deputado Luiz Pitiman, é criar uma fiscalização adequada da qualidade do serviço público, com controle do desempenho, dos resultados e da aplicação do dinheiro público.
11/04/2012, 01h24 - ATUALIZADO EM 11/04/2012, 01h24
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00