Empresas de informática nacionais querem garantir espaço no mercado do BR — Rádio Senado

Empresas de informática nacionais querem garantir espaço no mercado do BR

LOC: MAIS ACESSO ÀS COMPRAS GOVERNAMENTAIS E A FINANCIAMENTO, REDUÇÃO DE IMPOSTOS, SEGURANÇA JURÍDICA PARA CONTRATAÇÕES E ESTÍMULO POR MEIO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 

LOC: ESSAS SÃO REIVINDICAÇÕES DE REPRESENTANTES DAS EMPRESAS NACIONAIS DE INFORMÁTICA PARA CONQUISTAR MAIOR ESPAÇO NO MERCADO BRASILEIRO E NO EXTERIOR. ELES PARTICIPARAM, NESTA QUARTA-FEIRA, DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Apesar de ser a sexta economia mundial, e o décimo mercado interno no mundo em produtos e serviços de informática, o Brasil está na posição 44 em inovação e 53 em competitividade no ranking global do setor de computação. Para representantes das empresas de TI que participaram da audiência pública no Senado, o Brasil deve se posicionar melhor neste mercado em expansão. Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção de Excelência do Software Brasileiro, citou o exemplo da Índia, que revolucionou a economia com avanços em tecnologia; de Israel, que conquistou o mercado de software de segurança, e Rússia e China que ampliam o setor de serviços. Segundo ele, o Brasil ainda não consolidou posição nesse mercado mundial que movimenta quase 900 bilhões de dólares por ano. Jeovani Salomão, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, disse quais mudanças poderiam fazer diferença para as empresas brasileiras de informática: 

(JEOVANI) que nós coloquemos o foco aqui, como o governo compra software mais e nacional, como o BNDES e outras instrumentos de fomento conseguem financiar o software nacional, como prosseguimos na jornada de reduzir a carga tributária e como tratamos a segurança juridica, resolvidos esses pontos, vamos ter daqui a cinco, dez anos as grandes empresas brasileiras se destacando no mundo inteiro.  

(REP) Rafael Moreira, do Ministério da Ciência e Tecnologia, afirmou que o deficit brasileiro de profissionais no setor chega a 75 mil vagas. 

(RAFAEL) tem uma grande oportunidade para o Brasil ai, que é um crescimento de quase 400% até 2020 especificamente nessa cadeia em termos do tamanho do mercado interno de software e serviços de TI no Brasil. O que traz vantagens, grandes desafios e também ameaças.  

(REP) O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, destacou que o Estado tem que estar à frente desse impulso 

(WALTER) o estado brasileiro tem que ser o maior impulsionador dessa atividade até porque ele é o maior comprador... 

(REP) Também participaram da audiência representantes do BNDES e do Ministério do Planejamento.
11/04/2012, 01h35 - ATUALIZADO EM 11/04/2012, 01h35
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00