CAS aprova aposentadoria especial para garis e catadores de lixo — Rádio Senado

CAS aprova aposentadoria especial para garis e catadores de lixo

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVA A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS GARIS E OS CATADORES DE LIXO, COM VENCIMENTOS INTEGRAIS. 

LOC: CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: O projeto é de Vicentinho Alves do PR de Tocantins, que disse que assumiu o compromisso com os garis e os catadores de lixo durante a campanha eleitoral. 

(VICENTINHO ALVES): Os garis comigo gravaram um programa. E eu disse a eles que eu iria se eleito senador cuidar deles. Fazer com que todos os garis do país, que deixam as nossas cidades bonitas, belas, organizadas e que merecem de nós uma atenção especial. As nossas cidades são nossas casas e eles é que cuidam. 

(REP): Pelo projeto, que após a aprovação está sendo enviado ao presidente do senado José Sarney, terão direito a esta aposentadoria especial os garis e catadores de lixo que comprovarem 25 anos de trabalho com condições insalubres. A senadora Lídice da Mata do PSB da Bahia chamou atenção para as condições de trabalho da maioria dos garis de nosso país. 

(LIDICE DA MATA): O próprio chorume é uma substância que se torna ácida, tão perigosa. Na verdade o gari tem uma vida útil de muito menos de 25 anos. O trabalho de um gari e a sua exaustão se dá em torno de 10, 12 anos é que um ser humano consegue conviver com este tipo de trabalho, extremamente penoso, extremamente perigoso. 

(REP): O relator foi Eduardo Suplicy do PT de São Paulo, que também considera o trabalho dos garis insalubre por natureza. 

(EDUARDO SUPLICY): Eles estão sujeitos por longo tempo de suas vidas a condições de insalubridade pela matéria que pegam, além do esforço físico que realizam. 

(REP): Caberá agora ao presidente Sarney informar o plenário sobre a aprovação deste projeto pela Comissão de Assuntos Sociais.
11/04/2012, 12h54 - ATUALIZADO EM 11/04/2012, 12h54
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00