Comissão debate segurança dos passageiros de cruzeiros marítimos — Rádio Senado

Comissão debate segurança dos passageiros de cruzeiros marítimos

LOC: A SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS NO BRASIL FOI TEMA DE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. 

LOC: PARTICIPARAM DA REUNIÃO REPRESENTANTES DE EMPRESAS E DE PROFISSIONAIS DO SETOR, ALÉM DE ÓRGÃOS PÚBLICOS ENVOLVIDOS NESSA ATIVIDADE. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O primeiro a falar aos senadores foi o capitão de mar-e-guerra Mauro Leme Filho, da Diretoria de Portos e Postos e Costas, que destacou o rigor da Marinha brasileira com relação à segurança dos cruzeiros. 

(Mauro Leme Filho) É importante dizer o seguinte aqui: as normas para embarcações de passageiros são as mais rigorosas, principalmente nos critérios de estabilidade e material de salvatagem que é exigido. 

(Repórter) O assessor do Conselho Nacional de Praticagem Marcos José lembrou que uma das exigências para a manobra dos navios de cruzeiros nos portos é a presença de um profissional prático. 

(Marcos José) Toda manobra de navios tem riscos potenciais, cada porto tem as suas características próprias, tem as suas especificidades, então daí surge a necessidade de alguém conheça detalhadamente aquela área geográfica, aquele porto. 

(Repórter) Segundo Paulo Cury, gerente geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, a fiscalização sanitária nos cruzeiros marítimos representa um desafio para as autoridades de saúde. 

(Paulo Cury) Nós consideramos os navios de cruzeiro como cidades flutuantes, e num espaço onde todos os passageiros estão ali para se divertir. Quando a gente se diverte a gente esquece uma porção de coisas que fazem bem à nossa saúde e que a gente executa em casa. Então exige muito mais do setor regulado em garantir a segurança sanitária daquele espaço. 

(Repórter) Autora do requerimento para a audiência pública, a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, afirmou que os brasileiros têm contratado cada vez mais viagens em cruzeiros marítimos, daí a importância de debater a segurança desses serviços. 

(Ana Amelia) Como foi revelado aqui, todas as embarcações de cruzeiros são estrangeiras, e o Brasil com um poder aquisitivo grande é que está tomando conta, também na área do turismo, e especialmente dos cruzeiros, o brasileiro é o grande consumidor, está todo mundo atrás de brasileiro. 

(Repórter) A audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo foi solicitada após o naufrágio do navio Costa Concórdia, ocorrido no início do ano no litoral da Itália.
10/04/2012, 07h09 - ATUALIZADO EM 10/04/2012, 07h09
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00