Senadores coletam assinaturas para CPI investigar Carlos Cachoeira — Rádio Senado

Senadores coletam assinaturas para CPI investigar Carlos Cachoeira

LOC: EM RESPOSTA À DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, SENADORES COMEÇAM A COLETAR ASSINATURAS PARA UMA CPI DESTINADA A INVESTIGAR O EMPRESÁRIO CARLINHOS CACHOEIRA.

LOC: ELES QUEREM TER ACESSO À CÓPIA DO INQUÉRITO DA POLÍCIA FEDERAL QUE FLAGROU CONVERSAS TELEFÔNICAS DE PARLAMENTARES COM O CONTRAVENTOR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Os líderes do PT, senador Walter Pinheiro da Bahia, e do PSOL, senador Randolfe Rodrigues do Amapá, estão coletando assinaturas para a criação de uma CPI destinada a investigar a atuação do empresário Carlos Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso por chefiar a máfia dos jogos ilegais no estado de Goiás. O senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso defende a iniciativa, em especial, após a decisão do Supremo Tribunal Federal de não liberar uma cópia do inquérito por correr em segredo de justiça. Ele é favorável a que a Comissão seja mista, ou seja, conte com a participação de deputados e senadores. 

(PEDRO TAQUES) Se a Comissão de Ética não vai ter acesso a esses documentos porque não pode. Se a Corregedoria não vai ter acesso a esses documentos porque ela pode ter acesso porque existem documentos acobertados por sigilo bancário e telefônico. O que resta ao Senado da República? Resta ao Senado cumprir com sua obrigação. Não podemos deixar só para o Poder Judiciário. Existe uma questão política. Daí, eu defendo uma Comissão Parlamentar de Inquérito.  

(REPÓRTER) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, acredita que apenas uma CPI será capaz de investigar o envolvimento de parlamentares, incluindo o senador Demóstenes Torres de Goiás, e demais autoridades no esquema do contraventor. Para o senador tucano, a CPI também permitirá aceso aos nomes de autoridades ainda não divulgados.

(ALVARO DIAS) O ideal é uma CPI mista, uma vez que os deputados também estão envolvidos. Em relação a parlamentares, já há os vazamentos seletivos que podem ser trabalhados. Queremos as informações que não vazaram seletivamente porque elas provavelmente alcançam alguns figurões protegidos pelo sigilo. 

(REPÓRTER) Além do senador Demóstenes Torres, aparecem no inquérito os nomes de cinco deputados nas conversas telefônicas do empresário grampeadas pela Polícia Federal. Para uma CPI Mista ser instalada são necessárias as assinaturas de 27 senadores e 171 deputados.
09/04/2012, 07h14 - ATUALIZADO EM 09/04/2012, 07h14
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00