CMA debate desenvolvimento e sustentabilidade — Rádio Senado

CMA debate desenvolvimento e sustentabilidade

LOC: COMBINAR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL COM PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE.
 
LOC: ESSE É O GRANDE DESAFIO DO MUNDO E O TEMA CENTRAL DO DEBATE A ECONOMIA DA SUSTENTABILIDADE PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DEFESA DO CONSUMIDOR NESTA TERÇA FEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:
 
(Repórter) Foi mais uma audiência para discutir assuntos que devem estar na pauta da Rio Mais Vinte, a Conferência das Nações Unidas que vai acontecer em junho, no Rio de Janeiro. O presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg afirmou que o Brasil tem uma imensa responsabilidade não apenas como anfitrião do encontro, mas pela crescente importância do País no cenário internacional. Para Rollemberg, algumas questões precisam ser respondidas nesse segundo encontro da ONU sediado pelo Brasil para tratar do meio ambiente.
 
(Rodrigo Rollemberg) Eu entendo que nós devemos estar preocupados com os resultados externos do que vai constar do documento final assinado por chefes de estado, mas também devemos estar preocupados com um legado interno. Que tipo de convergência nós poderemos construir internamente no Brasil e que possa mudar os paradigmas do nosso desenvolvimento.
 
(Repórter) O senador também disse que é importante definir o conceito de Economia Verde. Para o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Saulo Rodrigues Pereira Filho, para responder a essa questão é preciso se levar em conta o consumo dos Países.
 
(Saulo Rodrigues) Economia Verde não pode ser apenas tecnologia mais limpa, produção mais limpa, é preciso olhar consumo mais limpo, consumo mais verde e os grandes vilões dessa dimensão do consumo não somos nós, são os países mais ricos......cortar.... uma vez que eles consomem muito e o consumo que eles promovem requer uma intensidade de recursos naturais não só para sua produção mas para absorver os resíduos gerados por esse consumo.
 
(Repórter) O senador do PT do Acre, Jorge Viana, defendeu um novo modelo para medir o desenvolvimento de um País. Na avaliação dele, seria um grande avanço se na Rio Mais Vinte o PIB fosse substituído por outro método.
 
(Jorge Viana) Imagina se da Rio mais Vinte saísse: o mundo agora tem um parâmetro que é considerado para que a gente possa aferir quem tá indo para frente, está indo para trás. Para mim economia verde não pode vir desacompanhada é uma economia de baixo carbono e alta inclusão social.
 
(Repórter) Participaram ainda do debate o Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Mariano Laplane, o coordenador da área de sustentabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Gustavo Luedemann e o gerente executivo de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria, Shelley de Souza Carneiro.
03/04/2012, 01h36 - ATUALIZADO EM 03/04/2012, 01h36
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00