Projeto permite visita de alunos de escolas públicas ao arquivo do Senado — Rádio Senado

Projeto permite visita de alunos de escolas públicas ao arquivo do Senado

LOC: PROJETO DE INCLUSÃO CULTURAL, PROMOVIDO PELO SENADO, TEM PERMITIDO QUE CENTENAS DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇAM O ARQUIVO DO SENADO FEDERAL. NO LOCAL ESTÃO ARMAZENADOS DOCUMENTOS IMPORTANTES SOBRE A HISTÓRIA DO PAÍS.

LOC: A PROPOSTA É DIRECIONADA A ALUNOS DE COMUNIDADES CARENTES. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA.

(REPÓRTER) Tudo começa com uma visita ao parlamento brasileiro. As imagens do Congresso Nacional e o funcionamento do Poder Legislativo, que antes eram apenas conhecidos por meio de livros, são compreendidos de perto. O projeto Difusão Cultural, promovido pelas Secretarias de Arquivo e de Relações Públicas do Senado proporcionam esta experiência. Desde o ano passado, quando o projeto foi criado, alunos de seis escolas já fizeram a visita. O projeto pedagógico inclui os plenários e salões do Congresso, o Museu e ao Arquivo do Senado. Com mais de 15 mil metros lineares de documentos que datam do período imperial e da república, o arquivo do Senado abriga preciosidades da história do país, como por exemplo, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil. Segundo a diretora da Secretaria de Arquivo, Maria do Socorro Pereira, a ideia é divulgar o rico acervo histórico que o Senado possui.

(MARIA DO SOCORRO) Eu vi que a gente tinha um acervo extenso, tinham coisas muito importantes que não podiam ficar guardadas, elas precisavam ser mostradas pro cidadão. Nós trazemos as escolas mais carentes. O senado dá todo o apoio necessário com transporte lanche e o acesso pra essas crianças chegarem até aqui. 

(REPÓRTER) Na última visitação, alunos de mais duas escolas estiveram no Senado. Marcos Vinícius Feitosa, de 10 anos, que estuda no quinto ano da Escola Classe Granja do Torto, do Distrito Federal, achou a visita interessante. 

(MARCOS) Conhecer os senadores, os presidentes, onde eles discutem as coisas, as cúpulas e o museu.

(REPÓRTER) As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Arquivo do Senado e agendar uma visita pelo telefone 3303-3415. Para participarem do projeto "Difusão Cultural" as escolas devem ser instaladas em comunidades carentes ou na zona rural.
30/03/2012, 05h32 - ATUALIZADO EM 30/03/2012, 05h32
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00