CRA aprova diminuição de impostos para alguns tipos de defensivos agrícolas — Rádio Senado

CRA aprova diminuição de impostos para alguns tipos de defensivos agrícolas

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A DIMINUIÇÃO DE IMPOSTOS PARA ALGUNS TIPOS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS E PESTICIDAS. 

LOC: ESTA MEDIDA, SEGUNDO OS SENADORES DA COMISSÃO, VAI FAVORECER O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO. A REPORTAGEM, COM MAIS INFORMAÇÕES, É DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos o projeto do senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, que isenta do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, os defensivos agrícolas e também os pesticidas que tenham uso veterinário e sejam de menor grau tóxico. A aprovação deste projeto foi bastante elogiada pelo senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, que lembrou que qualquer medida que seja de diminuição de impostos pode dinamizar o setor produtivo. 

(IVO CASSOL) É importante porque isto vem a ajudar o consumidor na ponta final. Porque todo agrotóxico, ele é computado no valor de toda a produção. Então portanto tudo que a gente vem a diminuir imposto para poder facilitar o homem do campo, é fundamental. 

(REPÓRTER) A relatora foi Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que além do aspecto de eficiência econômica, também chamou atenção para as questões ambientais e sociais da idéia. 

(ANA AMELIA) A busca por fórmulas mais eficientes e ao mesmo tempo menos tóxicas deve realmente ser estimulada. Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas enunciam que no ano de 2009 houve 5.253 casos de intoxicação por agrotóxico. Já os casos de intoxicação por agrotóxico de uso doméstico foram 2.868. No mesmo ano os casos de intoxicação por produtos veterinários somaram 1.014. 

(REPÓRTER) A Comissão também aprovou o projeto do senador Antonio Russo, do PR de Mato Grosso do Sul, que consolida a legislação sanitária animal e vegetal do país. O objetivo desta Consolidação é possibilitar a desburocratização na relação do setor produtivo do agronegócio com o Estado, tornando assim mais acessível e compreensível o cumprimento de toda a legislação ligada ao setor sanitário animal e vegetal.
29/03/2012, 12h50 - ATUALIZADO EM 29/03/2012, 12h50
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00