Regulamentação da profissão de geofísico é aprovada pela CAS — Rádio Senado

Regulamentação da profissão de geofísico é aprovada pela CAS

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO DA CÂMARA REGULAMENTANDO A PROFISSÃO DE GEOFÍSICO. 

LOC: A CAS TAMBÉM APROVOU UM REQUERIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O OBJETIVO DE DISCUTIR O PROJETO QUE REGULAMENTA A ATIVIDADE DE ACUPUNTURA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC: Pela proposta aprovada na CAS, estão habilitados a exercer a profissão de Geofísico e seus ramos de atividade, como Sismologia, aqueles que possuem diploma em Geofísica, Geologia ou Engenharia Geológica expedido por instituições de ensino oficial e reconhecidas pelo MEC e os profissionais de nível superior com registro em carteira profissional, que exerçam a atividade no Brasil há pelo menos oito anos. Segundo o texto, é freqüente a demanda por serviços de Geofísica aplicada à prospecção de petróleo e às questões ambientais e geotécnicas. Atualmente os profissionais da área estão correndo o risco do exercício ilegal da profissão já que o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA, não aceita as Anotações de Responsabilidade Técnica expedidas por eles. A relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, falou sobre a importância da atividade. 

(PORTELA) - o exercício profissional da Geofísica inclui um rol de atividades de alta especialização técnica, em última instância associadas à segurança e saúde da população, mas,sobretudo, à saúde e segurança dos “trabalhadores que lidam diretamente com a exploração petrolífera, mineral, trabalhos ambientais e geotécnicos”. 

(REPÓRTER) – A CAS aprovou ainda um requerimento da senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo e do senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte para a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir o projeto que regulamenta a atividade da acupuntura. Da Rádio Senado, Patrícia Novaes. 

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS REALIZA DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NESTA QUINTA FEIRA. A PRIMEIRA, ÀS DEZ E MEIA, PARA DISCUTIR O IMPACTO DA CONSERVAÇÃO DO ALIMENTO E OUTRA, ÀS DUAS E MEIA DA TARDE, PARA TRATAR DA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO FGTS.
28/03/2012, 01h35 - ATUALIZADO EM 28/03/2012, 01h35
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00