CE aprova medalha para quem ajudar a promover a cultura afro-brasileira — Rádio Senado

CE aprova medalha para quem ajudar a promover a cultura afro-brasileira

LOC: O SENADO CONCEDERÁ ANUALMENTE A MEDALHA "SENADOR ABDIAS DE NASCIMENTO" A CINCO PESSOAS QUE TENHAM CONTRIBUÍDO PARA A PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 

LOC: A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA MEDALHA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Abdias do Nascimento foi uma das figuras mais importantes da luta contra o racismo no Brasil, que o levou até a concorrer ao Prêmio Nobel da Paz em 2010. E entre várias conquistas está a criação do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Ele foi o primeiro deputado federal do País a se dedicar à defesa dos direitos dos negros, entre 1983 e 87. Em 1990, foi eleito suplente de senador na chapa encabeçada pelo antropólogo Darcy Ribeiro. Com a morte de Darcy, em 97, Abdias Nascimento assumiu definitivamente o mandato no Senado, até 1999. Ele morreu aos 97 anos em 2011, e sua figura pode agora ser usada para homenagear pessoas que se destaquem pela proteção e promoção da cultura afro-brasileira. A proposta de criação da medalha Abdias do Nascimento é da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, e do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que destaca as várias faces de Abdias. 

(Paulo Paim) Escritor, poeta, diretor teatral, ator, jornalista, político, professor universitário, pesquisador da cultura negra, ativista das lutas contra qualquer forma de racismo e de discriminação. Esse é Abdias Nascimento, ex-Deputado Federal e ex-Senador da República. 

(Repórter) A medalha será concedida a cinco pessoas por ano, em sessão que será realizada em novembro. As indicações podem ser feitas até primeiro de junho por senadores, deputados e entidades, governamentais ou não governamentais, que atuem nacionalmente na proteção e promoção da cultura negra. A escolha dos cinco premiados será feita, até 5 de outubro, por um conselho que vai contar com um senador de cada partido com representação do Senado. A criação da medalha ainda precisa passar pela Comissão Diretora do Senado.
28/03/2012, 01h26 - ATUALIZADO EM 28/03/2012, 01h26
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00