Comissão debate falta de infraestrutura em aeroportos do interior — Rádio Senado

Comissão debate falta de infraestrutura em aeroportos do interior

LOC: A FALTA DE INFRAESTRUTURA NOS AEROPORTOS DE CIDADES DO INTERIOR É UM OBSTÁCULO PARA EXPANDIR A MALHA DE AVIAÇÃO NO BRASIL.

LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA PELA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL, VINCULADA À COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER) O número de voos no Brasil tem crescido em média 20 por cento ao ano desde 2010. E a capacidade de operação dos principais aeroportos do país está saturada. O professor Cláudio Alves, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA, disse que o setor precisa de investimentos urgentes, especialmente nos pátios e terminais de passageiros.

(CLÁUDIO ALVES) Está precisando de lugar para o avião ficar estacionado e lugar para os passageiros se movimentarem. Isso naquela previsão bem conservadora. O que está acontecendo nesses últimos dois anos, se continuar desse jeito, muito mais cedo nós vamos ter problemas no pátio e o TPS.

(REPÓRTER) Mesmo com esse crescimento no número de voos, eles não chegam ao interior. 95 por cento dos pousos e decolagens acontecem nas capitais. O representante da Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, Fábio Rabbani, disse que uma das explicações é a falta de infraestrutura nos aeroportos do interior.

(FÁBIO RABBANI) Muitas vezes essa limitação, seja técnica seja de recursos financeiros, muitas vezes impede esse desenvolvimento da malha. Quer dizer, a intenção, a boa intenção do operador, no caso, aeroportuário, muitas vezes fica na intenção. É importante pensar no planejamento estratégico como tratar disso.

(REPÓRTER) O presidente da Subcomissão de Aviação Civil, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, disse que serão apresentadas propostas para solucionar esses problemas. E o senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, assumiu nesta segunda-feira o cargo de relator da subcomissão. Ele disse que está pronto para o desafio.

(VITAL DO REGO) Ser piloto, engenheiro de vôo, co-piloto ou passageiro estaria muito bem arrumado pq a causa é muito nobre e haveria de me dedicar de igual monta.

(REPÓRTER) Vital do Rego substitui o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, que deixou a relatoria da subcomissão por ter assumido recentemente o cargo de líder do governo no Senado.
26/03/2012, 07h35 - ATUALIZADO EM 26/03/2012, 07h35
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00