TCU aponta irregularidades em projetos da ferrovia de integração Centro-Oeste — Rádio Senado

TCU aponta irregularidades em projetos da ferrovia de integração Centro-Oeste

LOC: OS PROJETOS PARA AS OBRAS DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO CENTRO-OESTE APRESENTAM UMA SÉRIE DE IRREGULARIDADES. A AFIRMAÇÃO É DA SECRETÁRIA DE FISCALIZAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, JULIANA PONTES. 

LOC: ELA FOI UMA DAS PESSOAS OUVIDAS PELOS SENADORES DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO NESTA QUINTA FEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC.: O objetivo da Comissão de Infraestrutura do Senado é buscar informações sobre o andamento das obras da Ferrovia Centro-Oeste que está sendo feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. A ferrovia terá mil seiscentos e oitenta e três quilômetros de extensão e vai custar seis bilhões e quatrocentos milhões de reais. Segundo a Secretária de Fiscalização de Obras do TCU, Juliana Pontes, os técnicos do Tribunal encontraram uma série de irregularidades durante a fiscalização do projeto básico do primeiro trecho da obra.

(Juliana Pontes) ausência da anotação da autoridade técnica, ele não tinha sido aprovado pelo setor responsável dentro da Valec. Esse projeto básico tinha sido elaborado num escopo de um contrato que não se prestava a esse tipo de serviço. 

(REPÓRTER) Para o Senador Valdir Raupp, PMDB de Rondônia, o maior problema que o País enfrenta nessa área de infraestrutura hoje não é falta de dinheiro nem de fiscalização. 

(Raupp) O problema é projetos. Esse é o mal de que padecem os municípios, os estados e a União. 

(REPÓRTER) Para a presidente da Comissão de Infraestrutura, Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, audiências públicas como a desta quinta feira são fundamentais para que os senadores se informem sobre o cronograma, andamento e prestação de contas de obras do PAC. 

(Lúcia Vânia) Infelizmente temos assistido com certa regularidade problemas sérios em várias ações do PAC Custos subestimados, cronogramas inexequíveis, atrasos em licenças pelas mais diversas razões gerando aumento de custos, obras paradas,soluções adiadas e prejuízos para os cidadãos brasileiros. 

(REPÓRTER) Participaram ainda da audiência representantes do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte e da Valec.
22/03/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 22/03/2012, 01h50
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00