CAS aprova projeto que regulamenta profissão de Técnico em Radiologia — Rádio Senado

CAS aprova projeto que regulamenta profissão de Técnico em Radiologia

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU UMA REGULAMENTAÇÃO PARA A PROFISSÃO DE TÉCNICO EM RADIOLOGIA E PRINCÍPIOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS PELOS PLANOS DE SAÚDE. 

LOC: SE NÃO HOUVER RECURSO PARA QUE AS PROPOSTAS SEJAM ANALISADAS NO PLENÁRIO DO SENADO, ELAS SEGUEM PARA A REVISÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A regulamentação da profissão de técnico em radiologia é de 1985. O texto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais atualiza as atribuições e define as funções dos bacharéis em ciências radiológicas e tecnólogos em radiologia. Para não retardar a aprovação na CAS, o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, preferiu deixar para apresentar emendas à proposta quando ela retornar ao Senado. Davim, que é médico, no entanto, acredita que o texto exagera em relação às competências dos técnicos e prejudica outras categorias. 

(DAVIM): a obtenção de imagem de ressonância magnética não é e não pode ser privativo de técnico de raios-x nem de tecnólogo. É necessário lembrar que outras categorias podem se habilitar a operar esse equipamento, tais como o biomédico. 

(REP): Outro projeto que segue para a análise da Câmara dos Deputados define os princípios que devem nortear os planos privados de assistência à saúde. São eles: atenção multiprofissional e integral, respeitadas as características do plano contratado; informações claras aos segurados; ações de promoção da saúde e de prevenção de riscos e de doenças; adoção de medidas que evitem a estigmatização dos portadores de transtornos mentais e estímulo ao parto normal. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: A COMISSÃO AINDA APROVOU UM PROJETO DE LEI QUE ASSEGURA UMA LICENÇA, DE OITO HORAS A CADA TRINTA DIAS, PARA QUE TRABALHADORES CELETISTAS POSSAM PRESTAR CONCURSOS PÚBLICOS.
22/03/2012, 01h24 - ATUALIZADO EM 22/03/2012, 01h24
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00