Amazônia poderá ter plantio de cana de açúcar em áreas degradadas — Rádio Senado

Amazônia poderá ter plantio de cana de açúcar em áreas degradadas

LOC: A REGIÃO AMAZÔNICA PODE TER ÁREAS AUTORIZADAS PARA O PLANTIO DE CANA DE AÇÚCAR.

LOC: UM PROJETO QUE REGULAMENTA ESSA PRODUÇÃO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) Pelo projeto, o cultivo da cana de açúcar na região da Amazônia legal, que inclui os estados da região norte, mais parte do Mato Grosso e do Maranhão, será permitido nas áreas alteradas, e nos biomas cerrado e campos gerais. Para garantir que o cultivo não avance sobre as áreas de florestas, o projeto prevê que o cultivo será feito com prioridade nas áreas já degradadas ou ocupadas por pastagens, com técnicas de produção adequadas que permitam a preservação do meio ambiente e a conservação da biodiversidade. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, explicou que já existem estudos mostrando a viabilidade da produção.

(FLEXA RIBEIRO) Tem um estudo da Esalq que mostra o potencial do Pará pro plantio de cana. E o hoje precisamos produzir etanol. O Brasil precisa produzir etanol, grãos e precisamos contribuir. A Amazônia não é problema pro Brasil, a Amazônia é solução.

(REPÓRTER) O relator da proposta, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, lembrou a importância das iniciativas de desenvolvimento econômico e social para a região. 

(MOZARILDO CAVALCANTI) E preciso que o Brasil cobice, tenha boa vontade com a Amazônia e tire proveito da Amazônia no bom sentido sem essa fobia que existe de que tudo que se faz na Amazônia é pecado e todo mundo que esta na Amazônia é pecador.

(REPÓRTER) O zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, criado em 2009, deixou de fora a região da Amazônia Legal. Com isso, os proprietários que querem desenvolver esse tipo de cultura na região são impedidos de receber crédito para o plantio. Com a aprovação na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o projeto segue para a Comissão de Agricultura e para a Comissão de Meio Ambiente.
22/03/2012, 05h07 - ATUALIZADO EM 22/03/2012, 05h07
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00