Ferraço quer retomar texto aprovado pela subcomissão temporária — Rádio Senado

Ferraço quer retomar texto aprovado pela subcomissão temporária

LOC: O SENADOR RICARDO FERRAÇO ANUNCIOU QUE VAI APRESENTAR NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA UMA NOVA PROPOSTA DE REFORMA ADMINISTRATIVA DA CASA.  

LOC: O ASSUNTO ESTÁ EM DEBATE E DEVE SER VOTADO NA PRÓXIMA REUNIÃO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: O voto em separado do senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, toma como base o relatório aprovado em 2011 pela Subcomissão Temporária da Reforma Administrativa, apresentado pelo próprio senador. O projeto de Ferraço determina uma redução de 30% no total de funcionários terceirizados, diminui em mais da metade o número de funções comissionadas – de 2072 para 914, e corta o número de secretarias e de cargos comissionados. Também muda a forma de escolha do diretor-geral da Casa, que deve ser sabatinado e ter seu nome aprovado pelo Plenário. Atualmente, a CCJ discute o relatório do senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, que também busca modernizar os trabalhos, enxugar a estrutura da Casa e promover uma economia de cerca de 140 milhões de reais ao ano. Benedito Lira analisou e acolheu várias sugestões encaminhadas pelos senadores para viabilizar a aprovação da matéria. No entanto, Ricardo Ferraço argumentou que sua proposta vai cortar em até 150 milhões por ano os gastos do Senado e dar mais transparência e agilidade à Casa.

(Ferraço) A gente poderá incorporar mais austeridade, mais democracia e mais transparência no funcionamento do Senado. É um corte maior, nós estamos reduzindo funções comissionadas, cargos comissionados, e fazendo um enfrentamento de outras questões que não fez o senador Benedito. Estou convencido que minha proposta aproxima o Senado da Sociedade brasileira 

(REPÓRTER) Entre as mudanças propostas pelo senador capixaba estão a extinção do Programa Interlegis, que faz a integração do Senado com as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, e a regulamentação do uso de celulares fornecidos pela Casa a senadores e servidores. Para entrar em vigor, a Reforma Administrativa deve ser aprovada pela CCJ e pelo plenário do Senado.
21/03/2012, 01h33 - ATUALIZADO EM 21/03/2012, 01h33
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00