Oposição coleta assinaturas para criação de CPI mista — Rádio Senado

Oposição coleta assinaturas para criação de CPI mista

LOC: OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO COMEÇARAM NESTA TERÇA-FEIRA A COLETAR ASSINATURAS PARA CRIAR UMA CPI MISTA COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A CORRUPÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA.

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO EM PLENÁRIO PELO LÍDER DO PSDB, SENADOR ÁLVARO DIAS, DO ESTADO DO PARANÁ. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER) O pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito foi motivado por denúncias exibidas no último domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo. O vídeo mostrou representantes de empresas tentando negociar, mediante propina, o fechamento de contratos emergenciais com um hospital do Rio de Janeiro. O licitante do hospital era, na verdade, um produtor da equipe do programa de televisão. Segundo o líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, investigações do Tribunal de Contas da União apontam que o país perde por ano, em média, 255 milhões de reais em desvios na área de saúde. O parlamentar explicou o que a CPMI deve apurar.

(ALVARO DIAS) Investigar os desvios e os repasses do SUS para estados e municípios, fraudes em dados do cadastro do Programa Saúde da Família, crime de peculato, fraude em licitações, pagamento de propinas e outras irregularidades praticadas na saúde pública nos três níveis de governo.

(REPÓRTER) Já o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que é médico, destacou o trabalho da Controladoria-Geral da União que, segundo ele, identificou um desvio de 600 milhões de reais na Fundação Nacional de Saúde, Funasa.

 (MOZARILDO CAVALCANTI) Um desvio em apenas cinco anos de mais de 600 milhões. E isso, praticamente, foi só na Funasa. E lá no meu estado, só em uma operação, 30 milhões. Pra um estado do tamanho do meu? Em uma operação só.

(REPÓRTER) Para que tenha condições de ser instalada, a CPI Mista da Saúde Pública precisa contar com as assinaturas de apoio de 27 senadores e 171 deputados.
20/03/2012, 05h20 - ATUALIZADO EM 20/03/2012, 05h20
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00