Leilão da Anatel deve aperfeiçoar cobertura em áreas rurais, diz ministro — Rádio Senado

Leilão da Anatel deve aperfeiçoar cobertura em áreas rurais, diz ministro

LOC: LEILÃO DA ANATEL DEVE ACABAR COM AS DIFICULDADES DE COBERTURA DAS ÁREAS RURAIS PELA TELEFONIA CELULAR E INTERNET SEM FIO.  

LOC: A PREVISÃO É DO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES PAULO BERNARDO, QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER) A licitação da faixa de 450 megahertz e de dois e meio megahertz deve acontecer em julho deste ano. A informação foi dada pelo ministro Paulo Bernardo e pelo presidente da Anatel durante audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação Comunicação e Informática do Senado Federal. O ministro Paulo Bernardo explicou que um dos principais benefícios da faixa de 450 megahertz é facilitar a inclusão das áreas rurais no mundo das telecomunicações. 

(PAULO BERNARDO) Isso vai preencher uma lacuna, uma divida que temos com as áreas rurais do Brasil, a, nos temos inúmeras aplicações que representam necessidades básicas, quem mora no campo se tiver ligado a produção agrícola, agropecuária, quer ter assistência técnica saber a previsão do tempo, quer ver cotação dos produtos na bolsa.

(REPÓRTER) O ministro ainda lembrou que a intenção do governo é levar a tecnologia dos celulares de quarta geração a todas as capitais-sede da copa do mundo até 2014. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, destacou a necessidade do Ministério das Comunicações trabalhar para que a tecnologia vença as desigualdades regionais. 

(WALTER PINHEIRO) o fundamental é a gente conseguir chegar em 2014 com a inclusão e universalização dos serviços e não fique só, mais uma vez nos grande s centros. E acople isso a serviços de segurança, educação, saúde, leitura de clima e agricultura.

(REPÓRTER) Entre as exigências previstas pela Anatel no leilão da faixa de 450 megahertz estão a de que as vencedoras adotem 50 por cento de tecnologias produzidas no Brasil, que se responsabilizem pela instalação de redes de infraestrutura na área rural e que ofereçam o menor preço ao consumidor final.
14/03/2012, 01h55 - ATUALIZADO EM 14/03/2012, 01h55
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00