Ações para minimizar os efeitos da construção da usina estão paradas — Rádio Senado

Ações para minimizar os efeitos da construção da usina estão paradas

LOC: AS OBRAS DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE ESTÃO DENTRO DO CRONOGRAMA, MAS AS AÇÕES PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DA USINA SOBRE A POPULAÇÃO ESTÃO PARADAS. 

LOC: FOI ESSA A CONCLUSÃO DE SENADORES DA SUBCOMISSÃO QUE ACOMPANHA AS OBRAS, QUE VAI VOLTAR AO LOCAL DE QUATRO EM QUATRO MESES ATÉ O FIM DA CONSTRUÇÃO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(REPÓRTER) A visita dos senadores ao canteiro de obras da Usina Belo Monte, no município de Vitória do Xingu, a 50 quilômetros de Altamira, no Pará, teve o objetivo de verificar o estágio atual da construção da hidrelétrica. E o cenário, de acordo com o presidente da subcomissão, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, é de alerta. Ele e os outros senadores cobraram mais agilidade na execução das chamadas condicionantes socioambientais impostas para a liberação da licença.

(FLEXA RIBEIRO) A obra em si, ela tem um atraso, mas é um atraso pequeno. Nos foi dito lá que o atraso é de 2% do cronograma previsto. Agora, ficamos com, vamos dizer, a luz amarela acesa é com relação ao cumprimento das condicionantes, que precisam ser feitas para que o impacto que a população local irá receber seja mitigado. Tanto na área da saúde, da educação, da segurança, da infraestrutura, e essas obras não estão andando.

(REPÓRTER) O colegiado vai voltar ao canteiro a cada quatro meses até a conclusão da hidrelétrica para conferir as obras e a implantação dos requisitos socioambientais, que incluem melhorias na iluminação pública, pavimentação e ampliação de pontes e estradas, construção e reforma de igrejas, hospitais, postos de saúde e escolas dos municípios vizinhos. A subcomissão vai ainda se reunir semanalmente para analisar os dados enviados pelo consórcio Norte Energia, que comanda as obras, e promover uma nova audiência no Senado para a qual serão convidados representantes do consórcio, do Ibama, do Ministério Público e prefeitos da região.
12/03/2012, 05h26 - ATUALIZADO EM 12/03/2012, 05h26
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00