Brasil está preparado para a Rio+20, diz secretário-geral da conferência — Rádio Senado

Brasil está preparado para a Rio+20, diz secretário-geral da conferência

LOC: O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA A RIO+20, CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE QUE ACONTECE EM JUNHO NO RIO DE JANEIRO. 

LOC: QUEM AFIRMOU FOI O EMBAIXADOR SHA ZUKANG, QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER): O mundo está com uma grande expectativa para a Rio+20, afirmou o embaixador Sha Zukang, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Ele disse que apesar de pequenos problemas estruturais, o Rio de Janeiro está preparado para a conferência, que acontece de 20 a 22 de junho. Ele lembrou que o Brasil já sediou grandes eventos, e disse que as atenções dos líderes do mundo estão voltadas de fato para a experiência ambiental brasileira. 

(SHA ZUKANG - SECRETÁRIO-GERAL DA RIO+20) In the Field of sustainability, Brazil has set example for all countries to follow. In the past few decades years, Brazil has developed the economy, have seen a great social development, and at the same time, lot of efforts have been put for the protection of the enrivonment. And you have done it, really developing your country in a sustainable way. Of course, there is room for improvement. Nobody is perfect. But you have been doing better than many, many others. (Tradução) No campo da sustentabilidade, o Brasil tem dado exemplos para os outros países seguirem. Nas últimas décadas, o Brasil tem desenvolvido sua economia, visto um grande desenvolvimento social, e ao mesmo tempo, vários esforços foram tomados para proteger o meio ambiente. Vocês conseguiram realmente desenvolver o país de forma sustentável. Claro que há espaço para melhorar, ninguém é perfeito. Mas vocês têm feito melhor que muitos, muitos outros. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, destacou que o desenvolvimento social foi incluído na agenda a pedido do governo brasileiro. 

(SENADOR FERNANDO COLLOR) O ponto muito importante, que inclusive foi sugestão do governo brasileiro e que foi aceito pelas nações unidas foi adicionar a um dos temas economia verde com inclusão social. Nós não podemos na definição muito clara, específica do que seja economia verde, deixar de lado em nenhuma hipótese a questão inclusão social. 

(REPÓRTER) Sha Zukang disse que o que as autoridades internacionais esperam da Rio+20 é que ela seja propositiva e traga soluções reais para o desenvolvimento sustentável que possam ser aplicadas em outros países. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que eventos paralelos à Rio+20 vão ajudar nesse sentido. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) A realização da Rio+20 tem um outro componente importante, porque além da reunião de chefes de Estado e chefes de governo – a reunião formal, nós teremos também a realização de uma cúpula mundial de legisladores, teremos também uma cúpula mundial de juízes e procuradores, além da cúpula mundial dos povos, que é uma grande mobilização da sociedade civil. 

(REPÓRTER) A expectativa é que 120 chefes de Estado e de governo compareçam à Rio+20. A conferência que aconteceu em 1992 no Brasil teve a presença de 108 líderes mundiais. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES VOLTA A DISCUTIR OS PREPARATIVOS PARA A RIO+20 NO DIA 12 DE MARÇO, PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, COM A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS.//
08/03/2012, 01h34 - ATUALIZADO EM 08/03/2012, 01h34
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00