Senadores homenageiam militares mortos em incêndio na Antártica — Rádio Senado

Senadores homenageiam militares mortos em incêndio na Antártica

LOC: NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A RECONSTRUÇÃO DA BASE BRASILEIRA NA ANTÁRTICA, SENADORES HOMENAGEARAM OS DOIS MILITARES MORTOS NO INCÊNCIO. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM RECONHECERAM AS DIFICULDADES DA MARINHA PARA GARANTIR DINHEIRO SUFICIENTE PARA O PROANTAR. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER) Os militares Carlos Alberto Vieira de Figueiredo e Roberto Lopes dos Santos, que morreram no incêndio na Estação Comandante Ferraz, no último dia 25, foram homenageados na audiência pública que debateu as providências do governo para a reconstrução da base brasileira na Antártica. Depois do minuto de silencio e das exposições dos convidados, os senadores fizeram uma avaliação sobre a aprovação de recursos orçamentários ao Programa Brasileiro na Antártica, o Proantar. Relator do último Plano Plurianual de Investimentos, Walter Pinheiro, do PT da Bahia, foi testemunha das dificuldades para se garantir dinheiro para a manutenção da Estação Comandante Ferraz. 

(WALTER PINHEIRO) Por diversas vezes a Marinha penou nos corredores desta Casa, e eu passei muitos anos na Câmara e na Comissão de Orçamento, e a gente via o esforço da Marinha no sentido de comover, de demover e até de remover resistências no sentido de aplicação de recursos para essa base importante de pesquisa. 

(REPÓRTER) Depois da aprovação, pelo Congresso, de recursos no Orçamento, vinham os cortes feitos pelo governo, fato que foi destacado pelo senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul. 

(PEDRO SIMON) O Congresso, cá entre nós, não tem culpa por ação, mas tem culpa por omissão porque não fizemos nada para cobrar, para exigir. 

(REPÓRTER) A reconstrução da estação brasileira foi debatida pelas comissões de Meio Ambiente, CMA, de Ciência e Tecnologia, CCT, e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, CRE. Um dos autores do requerimento para a audiência pública, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal e presidente da CMA, defende apoio total ao Proantar, no momento em que o governo faz planos para iniciar as obras da nova base no final de 2013. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) O nosso objetivo conjunto das três comissões é garantir os meios necessários para que o mais rápido possível o Brasil reconstruir a sua base na Antártica dentro de novos padrões tecnológicos, garantindo segurança e conforto. 

(REPÓRTER) Os destroços das instalações destruídas pelo incêndio só serão removidos depois de passarem por uma perícia. As causas do desastre estão sendo investigadas por um Inquérito Policial Militar, que tem prazo de 40 dias para apresentar as conclusões.
06/03/2012, 01h24 - ATUALIZADO EM 06/03/2012, 01h24
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00