Brasil terá política de incentivo para a aviação regional — Rádio Senado

Brasil terá política de incentivo para a aviação regional

LOC: O BRASIL DEVE TER EM BREVE UMA POLÍTICA DE INCENTIVO PARA A AVIAÇÃO REGIONAL.

LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER) Entre 2010 e 2011, o número de embarques, desembarques e conexões aumentou 16 por cento em todo o Brasil. O crescimento, que foi além da expectativa do governo, exige investimentos nos 720 aeroportos públicos registrados pela ANAC. A representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Fabiana Todesco, disse que o governo vai anunciar um plano de investimentos na aviação civil, especialmente a regional. O foco é a melhoria da infraestrutura dos aeroportos, mas também a formação de pessoal qualificado.
 
(FABIANA TODESCO) Então, nós observamos uma necessidade de escolas, de formação mesmo, de incentivar a formação tanto de piloto, tanto de bombeiro para aeródromo, de mecânico.
 
(REPÓRTER) Os problemas de pessoal podem levar nove aeroportos da região amazônica a perderem o fluxo regular de voos, como disse o representante do Sindicato das Empresas Aeroviárias, Victor Rafael Celestino.
 
(VICTOR RAFAEL CELESTINO) No Amazonas, hoje, 9 aeroportos estão ameaçados de perder o voo de transporte aéreo regular. É um processo que está em andamento com a ANAC. Nós temos trabalhado bastante para evitar isso. Mas eles vão demandar investimentos e se estes investimentos não ocorrerem ao longo de 2012, eles serão, digamos, não fechados, mas terão perdido o transporte regular até o final do ano.

(REPÓRTER) A senadora Vanessa Graziotin, do PCdoB do Amazonas, disse que dos 38 aeroportos do estado, apenas 11 estão em condições razoáveis de uso. Ela cobrou medidas para evitar a interrupção dos voos, que são uma necessidade no Amazonas, especialmente em casos de doença.

(VANESSA GRAZIOTIN) É uma imposição. Quando a pessoa está doente, ela não pode ficar 30 dias em um barco, para chegar à capital e obter assistência. Ela tem que vir de avião. Dos 38 aeródromos, só tem 11 que funcionam mais ou menos.
 
(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que a situação dos aeroportos é preocupante.
 
(ANA AMÉLIA) Não só a questão do transporte aéreo, mas de um modo geral sobre a logística em nosso país, o que tira a competitividade, inclusive na área do turismo. E o quadro que foi apresentado aqui me preocupou muito. Sinceramente, eu não tinha ideia da gravidade da situação.

(REPÓRTER) O plano do governo para o setor de aviação civil regional está em fase de estudo. Os governos estaduais, as prefeituras e as empresas aéreas estão sendo ouvidos para que possam sugerir as medidas mais adequadas.
06/03/2012, 06h47 - ATUALIZADO EM 06/03/2012, 06h47
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00