CRE vai debater recuperação da base brasileira na Antártida — Rádio Senado

CRE vai debater recuperação da base brasileira na Antártida

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL VAI DEBATER AS CAUSAS DO INCÊNDIO QUE DESTRUIU A ESTAÇÃO COMANDANTE FERRAZ, BASE BRASILEIRA NA ANTÁRTICA.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM VÃO TRATAR DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES. A AUDIÊNCIA ESTÁ MARCADA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, COMO INFORMA O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.  

(REPÓRTER) No dia 25 de fevereiro, a estação da Marinha Comandante Ferraz, base brasileira na Antártica, foi atingida por um incêndio que matou dois militares, deixou um ferido e destruiu cerca de 70% das instalações. O impacto do acidente e a reconstrução da estação serão tema de debate no Senado, com participação das comissões de Ciência e Tecnologia, de Meio Ambiente e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, como informou o presidente deste colegiado, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas.

(FERNANDO COLLOR) Informo aos integrantes desta comissão que a referida reunião será realizada na próxima terça-feira, essa audiência pública tratando sobre o acidente ocorrido com a estação Comandante Ferraz, na próxima terça-feira, seis de março, às oito e meia da manhã. 

(REPÓRTER) Foram convidados para o debate os ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; o professor José Goldenberg, da Universidade de São Paulo; e o professor Jefferson Simões, diretor do centro polar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A reconstrução da estação deve começar somente em novembro, quando começa o verão antártico. O governo federal deve enviar ao Congresso nos próximos dias uma medida provisória destinando recursos emergenciais à Estação Comandante Ferraz. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU AINDA AUTORIZAÇÃO PARA QUATRO SENADORES SE AUSENTAREM DO PAÍS PARA PARTICIPAR DE EVENTOS INTERNACIONAIS. 

LOC: EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO, VAI REPRESENTAR O SENADO NA 38ª CONFERÊNCIA ANUAL DA ASSOCIAÇÃO ECONÔMICA OCIDENTAL, QUE ACONTECE EM BOSTON, DE 7 A 10 DE MARÇO. 

LOC: JÁ OS SENADORES LUIZ HENRIQUE, DO PMDB DE SANTA CATARINA, JARBAS VASCONCELOS, DO PMDB DE PERNAMBUCO, E ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, VÃO À REPÚBLICA TCHECA PARA PARTICIPAR, DE 2 A 5 DE ABRIL, DE ENCONTROS ENTRE PARLAMENTARES TCHECOS E BRASILEIROS.
01/03/2012, 12h48 - ATUALIZADO EM 01/03/2012, 12h48
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00