CAS vai priorizar votação de projetos de interesse das mulheres — Rádio Senado

CAS vai priorizar votação de projetos de interesse das mulheres

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DECIDIU PRIORIZAR A VOTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERESSE DAS MULHERES DURANTE A PRÓXIMA SEMANA.

LOC: NO PLENÁRIO, SENADORAS ELOGIARAM A INICIATIVA E SUGERIRAM QUE OUTRAS COMISSÕES E A MESA DO SENADO SIGAM O EXEMPLO EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER. REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Assuntos Sociais, senador Jayme Campos, do Democratas do Mato Grosso, decidiu incluir na pauta da próxima quarta-feira projetos relacionados aos direitos das mulheres. Entre as matérias que podem ser votadas estão o projeto que trata da aposentadoria das donas de casa e o que aumenta o tempo de seguro desemprego para mulheres chefes de família. As senadoras Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, e Marta Suplicy, do PT paulista, elogiaram a iniciativa e sugeriram que outras comissões do Senado sigam o exemplo em homenagem ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Marta Suplicy aproveitou a presença, em plenário, do presidente da Comissão de Educação, o paranaense Roberto Requião, e obteve dele a concordância quanto à inclusão de assuntos de gênero na reunião da semana que vem.
 
(MARTA SUPLICY) Mais que qualquer discurso que senadores e senadoras possam fazer aqui, colocar os projetos nessa Casa, referentes à mulher, na semana da mulher, para serem apreciados é um salto gigantesco.

(REPÓRTER) Além da pauta especial em pelo menos duas comissões, a senadora Vanessa Grazziotin comemorou o reforço da Lei Maria da Penha, obtido a partir de recente votação no Supremo Tribunal Federal. O STF decidiu que o Ministério público também pode denunciar o agressor e que a ação não é cancelada mesmo que a vítima queira retirar a queixa.
 
(VANESSA GRAZZIOTIN) É uma das leis mais importantes, não do Brasil, mas do mundo, considerada inclusive pelas Nações Unidas. Aprovada em 2006, em seus cinco anos de vigência já possibilitou o julgamento de 100 mil crimes de violência contra a mulher, além da prisão de mais de 10 mil agressores.

(REPÓRTER) Vanessa Grazziotin lembrou que só no estado dela, o Amazonas, são registradas por dia 26 agressões a mulheres. No Brasil, segundo números oficiais, uma mulher é assassinada a cada duas horas e seis em cada dez brasileiros conhecem uma mulher vítima de violência doméstica.
01/03/2012, 08h09 - ATUALIZADO EM 01/03/2012, 08h09
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00