Subcomissão de Aviação Civil inicia na próxima terça ciclo de audiências — Rádio Senado

Subcomissão de Aviação Civil inicia na próxima terça ciclo de audiências

LOC: A SUBCOMISSÃO DE AVIAÇÃO CIVIL COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA UM CICLO DE AUDIÊNCIAS SOBRE O SETOR. 

LOC: SERÁ O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE DE DEBATES COM O OBJETIVO DE FORMULAR UMA PROPOSTA PARA APERFEIÇOAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AVIAÇÃO CIVIL NO PAÍS. A SUBCOMISSÃO TAMBÉM ELEGEU O VICE-PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADOR VITAL DO REGO, DO PMDB DA PARAÍBA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

Os senadores da subcomissão de aviação civil, que funciona no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura, definiram um extenso cronograma de trabalho com vinte audiências públicas. O senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, presidente do colegiado, afirmou que no final dos debates pretende apresentar a presidente Dilma Roussef uma proposta ampla para modernizar o Setor. Ele lembrou que o Código Brasileiro de Aeronáutica, que regula a aviação civil no País é de 1986.  

(Vicentinho) - Nós vamos nessa subcomissão efetivamente apresentarmos um resultado positivo para o nosso país, onde nós vamos regulamentar desde a questão dos profissionais passando pela aviação de táxi aéreo, passando pela aviação geral, de ultraleve, regional, de companhia, passando pela questão de segurança de vôo, passando pelas regras da aviação de um modo geral, manutenção, formação de pilotos. Enfim, nós vamos discutir todos os assuntos, que estão no contexto da aviação geral do País. 

(REPÓRTER) O relator da subcomissão, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas disse que existem sérios problemas na aviação comercial e regional que precisam ser enfrentados, mas lamentou que, em especial, a aviação regional aumentou o número de acidentes de forma significativa nos últimos meses. 

(Eduardo Braga) - O que mostra que esta subcomissão é absolutamente oportuna diante do desafio que nós estamos tendo na aviação civil e comercial nesse País e principalmente na aviação regional onde nós estamos a dever uma política nacional para resgatar déficits de investimento e estruturação de uma regulamentação sobre a matéria. 

(REPÓRTER) - A primeira audiência pública da subcomissão de aviação civil será na próxima terça feira e vai ouvir representantes da Secretaria de Aviação Civil, SAC. Os senadores também vão realizar audiências em Manaus, Recife, Goiânia, São Paulo, Porto Alegre e Belém do Pará.
29/02/2012, 12h27 - ATUALIZADO EM 29/02/2012, 12h27
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00