Senadores preocupam-se com situação dos "brasiguaios" — Rádio Senado

Senadores preocupam-se com situação dos "brasiguaios"

LOC: OS SENADORES WALDEMIR MOKA E ALVARO DIAS MANIFESTARAM, EM PLENÁRIO, PREOCUPAÇÃO COM A SITUAÇÃO DOS CHAMADOS BRASIGUAIOS, AGRICULTORES BRASILEIROS QUE VIVEM E TRABALHAM NO PARAGUAI.  

LOC: PROPRIEDADES DESSES AGRICULTORES TÊM SIDO INVADIDAS POR SINDICATOS RURAIS PARAGUAIOS, QUE REIVINDICAM A POSSE DAS TERRAS. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Cerca de 350 mil pessoas formam hoje a comunidade dos brasiguaios, composta pelos descendentes de colonos brasileiros que há mais de 40 anos cruzaram a fronteira com o Paraguai para trabalhar no país vizinho. Atualmente a comunidade sofre com os conflitos envolvendo a posse e a titulação de suas terras, que são reivindicadas por movimentos de trabalhadores rurais paraguaios. A situação tem sido discutida pelos governos dos dois países, mas diversos senadores já subiram à tribuna para alertar quanto ao agravamento dos confrontos nos últimos meses. O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, reclamou da atuação das autoridades paraguaias, que segundo ele não têm dado a devida proteção aos brasiguaios. 

(Waldemir Moka) Apesar da gravíssima situação e da firme atuação da Embaixada brasileira em Assunção, com gestões levadas ao próprio Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, não se observa reação mais eficaz do governo. Segundo testemunho dos colonos, a polícia, quando se faz presente, limita-se a evitar uma possível agressão física, mas não cumpre com mandados judiciais que determinam a retirada dos invasores. Alegam ordens conflitantes do Judiciário. 

(Repórter) A preocupação manifestada por Waldemir Moka foi compartilhada pelo líder do PSDB, o senador Álvaro Dias, do Paraná. 

(Alvaro Dias) Você vai numa vaga de supermercado, num shopping, nas ruas, inclusive, tem vagas privilegiadas a esses cidadãos. No entanto e aqueles que não têm o veículo próprio? Como que ele adentra um táxi? Na verdade a nossa intenção foi que as frotas que tenham acima de 20 veículos, que reservem pelo menos 5%, ou seja, a cada 20 veículos, 1 veículo adaptado para atender os deficientes físicos. 

(Repórter) Nesta segunda-feira a comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional promove audiência pública para discutir a situação dos brasiguaios. E uma comissão externa de senadores deve visitar em breve o país vizinho com o objetivo de analisar soluções para o conflito.
24/02/2012, 05h12 - ATUALIZADO EM 24/02/2012, 05h12
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00