CAS analisará projeto que obriga troca pelo SUS e pela iniciativa privada — Rádio Senado

CAS analisará projeto que obriga troca pelo SUS e pela iniciativa privada

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS ESTÁ ANALISANDO PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR HUMBERTO COSTA QUE OBRIGA A TROCA DE PRÓTESES NÃO APENAS PELO SUS MAS TAMBÉM PELO SISTEMA DE SAUDE PRIVADO. 

LOC: O ASSUNTO VOLTOU A SER DISCUTIDO POR CAUSA DE DENÚNCIAS RECENTES DE QUE VÁRIAS MULHERES SUBMETIDAS A IMPLANTES DE PRÓTESES MAMÁRIAS DE SILICONE TIVERAM PROBLEMAS DEVIDO A ROMPIMENTO, E CONTAMINAÇÃO DO PRODUTO POR SUBSTÂNCIA TÓXICA. MAIS INFORMAÇÕES COM MARCUS OLIVEIRA:  

(Repórter) O projeto do Senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, obriga o sistema de saúde privado a trocar as próteses e órteses defeituosas que foram implantadas em pacientes. O senador lembrou que a medida é importante para que haja uma responsabilização para quem à aplicou. Segundo ele, os planos de saúde não podem transferir para o SUS, as próteses defeituosas que eles implantaram nos pacientes.  

(Humberto Costa) Pretendemos que haja uma responsabilização da parte de quem aplicou, essas próteses e órteses, com os produtos que essas pessoas e empresas adquirem. A obrigação de garantir a qualidade e a procedência adequada e de quem aplica seja do sistema único de saúde ou o setor privado, então também a responsabilidade por substituir um produto defeituoso que não sofreu o controle de qualidade adequado quando na aquisição deve ser de quem teve a responsabilidade de aplicar. 

(Repórter) O senador pernambucano ressaltou que o sistema único de saúde , como o sistema privado devem fazer um acompanhamento das pacientes para evitar danos maiores. O projeto de lei segue para a Comissão de Assuntos Sociais.
16/02/2012, 05h32 - ATUALIZADO EM 16/02/2012, 05h32
Duração de áudio: 01:02
Ao vivo
00:0000:00