Proposta prevê gravação de depoimentos tomados durante inquérito policial — Rádio Senado

Proposta prevê gravação de depoimentos tomados durante inquérito policial

LOC: GARANTIR QUE OS DEPOIMENTOS TOMADOS DURANTE OS INQUÉRITOS POLICIAIS SEJAM GRAVADOS E ARQUIVADOS É O QUE PREVÊ PROPOSTA QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA CCJ.

LOC: O OBJETIVO É AGILIZAR OS PROCESSOS PENAIS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.

(Repórter) Um projeto que chegou à Comissão de Constituição e Justiça quer mudar o Código Penal para prever a gravação dos depoimentos tomados na fase do inquérito policial. A gravação em áudio e vídeo deverá ser armazenada pelo prazo de dois anos. O autor do projeto, senador José Pimentel, do PT do Ceará, explica que a iniciativa vai ajudar a dar mais rapidez e segurança ao processo penal.

(José Pimentel) Nós temos um dado que é 90 por cento das sentenças proferidas pelo juiz tem como peça principal o inquérito policial. Então o objetivo nosso é com as novas tecnologias, com os novos sistemas de controle trazer essa memória gravada e filmada.
 
(Repórter) Segundo José Pimentel, outra vantagem da proposta é garantir que os indiciados não terão seus direitos fundamentais feridos durante os interrogatórios. O projeto está em fase de recebimento de emendas na CCJ. O presidente da comissão deve designar um relator para a proposta na ultima semana de fevereiro.
15/02/2012, 02h59 - ATUALIZADO EM 15/02/2012, 02h59
Duração de áudio: 01:07
Ao vivo
00:0000:00