Antônio Patriota deve vir ao Congresso falar sobre situação dos brasiguaios — Rádio Senado

Antônio Patriota deve vir ao Congresso falar sobre situação dos brasiguaios

LOC: O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, ANTÔNIO PATRIOTA, DEVE VIR AO CONGRESSO NACIONAL PARA FALAR SOBRE A SITUAÇÃO DOS CHAMADOS BRASIGUAIOS, OS PRODUTORES BRASILEIROS QUE VIVEM NO PARAGUAI.  

LOC: E UMA COMISSÃO DE SENADORES TAMBÉM DEVE VISITAR AQUELE PAÍS PARA ANALISAR O ASSUNTO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: Os deputados e senadores da Representação Brasileira no Mercosul aprovaram um requerimento do deputado Roberto Freire, do PPS de São Paulo, que convida o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para esclarecer as negociações entre os Governos do Brasil e do Paraguai sobre a situação dos brasiguaios, como são chamados os agricultores brasileiros e seus descendentes que cultivam terras no país vizinho. Há um clima de tensão na região próxima à fronteira. Os camponeses e os sem-terra paraguaios, chamados carperos, alegam que os brasileiros grilaram as terras e que elas deveriam ser retomadas para a reforma agrária no país. Já os brasiguaios garantem que os títulos de suas propriedades são legais e lutam para permanecer produzindo, principalmente soja e milho. O presidente da Representação Brasileira no Mercosul, senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, defendeu a vinda do chanceler e argumentou que é preciso cautela para que o problema não gere um conflito entre os dois países. 

(Requião) Sendo uma questão fundiária do Paraguai, não é uma questão para sofrer intervenção brasileira. É uam questão que tem de ser resolvida no Estado de Direito paraguaio de acordo com as suas leis. De qualquer forma, nós temos que evitar que isto se transforme em um problema de hostilidade com os brasileiros, ao Brasil como nação.

(REPÓRTER) E a Comissão de Relações Exteriores também aprovou a criação de uma comissão externa para acompanhar de perto a situação dos brasiguaios. A comitiva de cinco senadores deve visitar o presidente e o Congresso paraguaio, além de conversar com os produtores brasileiros que vivem no país vizinho. As datas da audiência pública com o chanceler brasileiro no Congresso nacional e da viagem da comissão externa de senadores ao Paraguai ainda devem ser confirmadas.
09/02/2012, 00h22 - ATUALIZADO EM 09/02/2012, 00h22
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00