Comissão vai ouvir diretor do Dnit sobre paralisação de obras — Rádio Senado

Comissão vai ouvir diretor do Dnit sobre paralisação de obras

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA VAI CONVOCAR O DIRETOR GERAL DO DNIT PARA QUE EXPLIQUE NO SENADO A PARALISAÇÃO DE OBRAS EM ESTRADAS.
 
LOC: SENADORES TAMBÉM VÃO CRIAR COMISSÃO PARA IR AO PARAGUAI COBRAR SEGURANÇA AOS BRASIGUAIOS. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Logo na primeira reunião de 2012, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária resolveu convocar o diretor geral do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Jorge Ernesto Pinto Fraxe deve vir ao Senado no dia primeiro de março para explicar o porquê da paralisação das obras nas estradas, especialmente na BR 364, que é principal via de escoamento da produção agrícola do norte e centro-oeste. Os senadores Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, e Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, garantem que não há sequer obras de manutenção nessa BR, que liga estados do norte ao centro do país e leva a produção para a Interoceânica, sistema rodoviário que dá ao Brasil uma saída para o Pacífico. Além da convocação do diretor do órgão, o presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Acir Gurgakz, do PDT de Rondônia, pediu uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar do assunto. E ameaçou criar uma CPI sobre o Dnit caso não haja uma retomada urgente das obras.
 
(Acir Gurgakz) Se nós não resolvermos de uma forma, será resolvido de outra forma. Nós passamos o ano de 2011 discutindo esse assunto e nada aconteceu. Começamos 2012 com a promessa de que talvez daqui a 120 dias se comece a trabalhar na BR 364, nós não podemos esperar 120 dias, nós não podemos esperar nem 30 dias para que se comece a restauração na BR 364.

(Repórter) Acir Gurgacz lembra que em março começa a colheita de grãos na região, o que aumenta o trânsito nas estradas. E que, em 2012, ainda haverá o transporte de equipamentos de peças de grande porte para as hidrelétricas de Santo Antonio e Girau, as duas na Região Norte. Outra decisão dos senadores nesta quarta-feira foi criar uma comitiva, em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores, para levar apoio aos brasiguaios, cerca de 350 mil brasileiros que desde a década de 70 foram viver da agricultura no país vizinho e agora sofrem ameaças de grupos sem terra paraguaios. Os senadores poderão até mesmo pedir audiência com autoridades do Paraguai para buscar negociação sobre o assunto.
08/02/2012, 06h02 - ATUALIZADO EM 08/02/2012, 06h02
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00