Subcomissão discute impasse entre governo da Bahia e Polícia Militar — Rádio Senado

Subcomissão discute impasse entre governo da Bahia e Polícia Militar

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA DISCUTIU NESTA TERÇA-FEIRA O IMPASSE ENTRE O GOVERNO DA BAHIA E A PM DO ESTADO, QUE SE MANTÉM EM GREVE. 

LOC: DEVIDO À GRAVIDADE DO PROBLEMA,  OS SENADORES DECIDIRAM FAZER UM LEVANTAMENTO DOS PROJETOS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA QUE ESTÃO EM ANÁLISE NA CASA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(REPÓRTER) Os senadores da Subcomissão de Segurança Pública manifestaram preocupação com o impasse entre o governo da Bahia e a Polícia Militar, que está em greve há mais de uma semana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, já passa de cem o número de homicídios registrados durante a paralisação. Os grevistas também ocuparam a Assembléia Legislativa do Estado. E o clima de insegurança fez a Secretaria de Educação adiar o início do ano letivo nas escolas e universidades. Os parlamentares criticaram a mobilização armada e disseram que a população sobre com a falta de policiamento. Eles também reconheceram a falta de condições de trabalho e de valorização dos profissionais de Segurança Pública. Durante o debate, a Subcomissão rejeitou a criação de um grupo de trabalho para viajar à Bahia e acompanhar as negociações sobre o fim da greve. O presidente da Subcomissão, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, anunciou que o colegiado vai fazer um levantamento e buscar dar prioridade aos projetos de segurança pública que estão em análise no Senado, entre eles, as propostas que limitam o direito de greve e valorizam os salários de policiais e bombeiros. 

(PEDRO TAQUES) 

(REPÓRTER) O senador Pedro Taques também anunciou que a Subcomissão deve participar na próxima segunda-feira de uma audiência na presidência do Senado com os secretários estaduais de Segurança Pública. E anunciou que ainda em fevereiro, os senadores vão debater o assunto com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, que é presidente da Comissão que vai elaborar o anteprojeto de reforma do Código Penal, e as possiveis mudanças na legislação.
07/02/2012, 01h12 - ATUALIZADO EM 07/02/2012, 01h12
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00