Eduardo Braga propõe audiência sobre situação dos haitianos na região — Rádio Senado

Eduardo Braga propõe audiência sobre situação dos haitianos na região

LOC: O SENADOR EDUARDO BRAGA, PROPÕE A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DOS HAITIANOS QUE INGRESSARAM NO PAÍS PELAS FRONTEIRAS DA REGIÃO NORTE. 

LOC: EDUARDO BRAGA QUER SABER COMO FICA A SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS QUE CHEGARAM AO PAÍS DEPOIS DO GOVERNO BRASILEIRO DEFINIR NORMAS PARA A CONCESSÃO DE VISTO PARA OS HAITIANOS. MAIS INFORMAÇÕES COM MARCUS OLIVEIRA:  

(Repórter)A Comissão de Relações Exteriores já tinha realizado uma audiência para discutir o assunto, antes de o Governo brasileiro estabelecer que concederá apenas cem vistos por mês aos haitianos O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, quer voltar a discutir o tema. Ele está preocupado com os problemas sociais identificados nos estados do Amazonas e do Acre, que começaram após a chegada de aproximadamente quatro mil haitianos ao Brasil. Eles entraram no país irregularmente, principalmente por meio dos municípios de Tabatinga no Amazonas e Brasileia no Acre. O senador lembrou que existe mais de setecentos haitianos em Tabatinga e Brasileia que estão em situação irregular e aguardam uma decisão, pois chegaram após o governo estabelecer as novas regras. 

(Eduardo Braga) O que nós precisamos no curto prazo e saber o que vamos fazer com esse setecentos haitianos, que estão no território brasileiro, e estão descumprindo uma resolução que depois do dia 13 só dará vistos a cem haitianos por mês.Portanto precisamos dar uma solução a estes setecentos para não virarem uma caso esquecido em plena floresta amazônica. 

(Repórter) o requerimento para a realização da audiência pública, será apresentado nesta quinta-feira Deverão ser convidados representantes dos Ministérios da Justiça e Relações Exteriores, dos governos dos estados do Acre e do Amazonas, além de prefeitos as cidades de Tabatinga a Brasileia.
07/02/2012, 06h03 - ATUALIZADO EM 07/02/2012, 06h03
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00