CMA debate uso de resíduos da mineração para enriquecer solos — Rádio Senado

CMA debate uso de resíduos da mineração para enriquecer solos

LOC: É POSSÍVEL APROVEITAR RESÍDUOS DA MINERAÇÃO NO ENRIQUECIMENTO DO SOLO PARA A AGRICULTURA, MAS ESSA TÉCNICA DEPENDE DE REGULAÇÃO PELO GOVERNO E DO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: FOI O QUE DEFENDERAM ESPECIALISTAS OUVIDOS PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER) A maior parte dos fertilizantes usados na agricultura brasileira são fabricados nos Estados Unidos, no Canadá e na Rússia, e essa dependência cresce a cada ano, devido ao aumento da produção agrícola nacional. Uma alternativa viável e mais barata, defendem especialistas, é a chamada rochagem, a adição de pó de rocha ao solo para enriquecê-lo ou recuperá-lo, em substituição ao NPK, sigla que denomina os três principais nutrientes agrícolas, nitrogênio, fósforo e potássio. Foi o que explicou a pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília Suzi Huff Theodoro. 

(SUZI HUFF THEODORO) A rochagem também pode ser considerada como um tipo de remineralização dos solos onde o pó de rocha ou a rocha moída é usado para rejuvenescer os solos, pobres ou lixiviados, como é o caso dos solos tropicais. Seria mais ou menos como tomar homeopatia ou tomar um anabolizante. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, concordou com as vantagens do uso do pó de rocha para aumentar a competitividade da agricultura brasileira, mas questionou o impacto ambiental desse método.

(SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG) Se formos sustentar grande parte da agricultura brasileira em torno de pó de rochas, nós vamos ter também a utilização de um volume muito grande e certamente um impacto ambiental muito grande, sobretudo na paisagem, porque a gente sabe dos efeitos da mineração em grande escala que isso produz.

(REPÓRTER) O representante do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Sclíar, defendeu que é possível aproveitar na agricultura os resíduos da mineração. 

(CLÁUDIO SCLIAR) Tudo que nós usamos vem de algumas pedrinhas que algumas minas, em algum lugar... Questões ambientais, nós temos que resolver, óbvio, mas a mineração, ela é necessária para o mundo atual. E a rochagem é sem dúvida uma grande alternativa para a agricultura brasileira. 

(REPÓRTER) Senadores prometeram estudar a regulação do mercado de pó de rocha para garantir um produto seguro e eficiente para os agricultores brasileiros. 

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU NESTA TERÇA O PLANO DE TRABALHO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE. ENTRE AS ATIVIDADES, ESTÁ A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO EXTERNA, COMPOSTA POR 12 SENADORES, PARA REPRESENTAR O SENADO NA RIO+20, CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE ACONTECE EM JUNHO NO RIO DE JANEIRO. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM A REALIZAÇÃO DE CICLO DE DEBATES SOBRE O ASSUNTO E PEDIDOS DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR O FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, PREVISTO PARA MARÇO NA FRANÇA, E O VAZAMENTO DE PETRÓLEO NA BACIA DE SANTOS.
07/02/2012, 01h00 - ATUALIZADO EM 07/02/2012, 01h00
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00